Aprenda como montar um pet shop!

Você não faz ideia de como montar um pet shop mas deseja investir nesse mercado? Confira essas dicas e torne o seu sonho realidade!

“Afinal, como montar um pet shop?” — certamente, essa é uma pergunta que vive presente na mente dos empreendedores brasileiros. Isso porque, o Brasil já ocupa o segundo lugar no ranking de países com o maior mercado pet do mundo, perdendo espaço apenas para os Estados Unidos. 

Ou seja, estamos falando de um nicho altamente lucrativo e que consegue se manter atuante mesmo em momentos de crise, como está acontecendo ao longo da pandemia causada pela Covid-19. No entanto, antes de tirar os planos do papel é preciso se aprofundar nesse universo se saber quais são os passos para montar uma loja impecável e pronta para envolver o público. 
É sobre isso que falaremos no post de hoje. Para descobrir e dar o próximo passo o quanto antes, acompanhe nosso conteúdo exclusivo e anote nossas recomendações!

O que é preciso para montar um pet shop: passos essenciais

Assim como acontece em qualquer negócio, montar um pet shop do zero não é uma tarefa tão simples assim. Para tanto, você precisará pensar desde a parte burocrática, até outras questões que envolvem marketing e divulgação. Comece com a gente!

Escolha o ponto do seu comércio

Obviamente, a localização do seu pet shop pode te ajudar — e muito! — a ganhar mais notoriedade e atrair o público. De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), existem alguns fatores que devem ser ponderados durante a escolha da região. Vamos conhecer quais são eles?

  • se existe facilidade de acesso para os consumidores; 
  • se os funcionários conseguem chegar facilmente ao local; 
  • se há segurança; 
  • se, no entorno, existe boa disponibilidade de serviços básicos;
  • se o valor do aluguel do imóvel cabe em seu bolso; 
  • se a propriedade está em boas condições de uso.

Você também pode gostar de ler: Layout para pet shop — aprenda como organizar a loja do jeito certo

Fique de olho na legislação

Não há como criar uma empresa de sucesso sem, antes, legalizá-la. Nesse caso, é preciso ter a garantia de que a sua loja estará operando dentro da lei, evitando o pagamento de multas ou até correr o risco de ver as suas portas fecharem. Nesse sentido, indicamos que você sempre conte com os serviços profissionais de um contador. 


Com o apoio desse profissional, você terá mais facilidade para resolver questões burocráticas, que vão desde a abertura da empresa (CNPJ), passando pelo alvará de funcionamento, registro de marca e até o balanço de caixa. 


Caso tenha dúvidas a respeito, é sempre válido acessar o Portal do Empreendedor do Governo Federal. Lá, é possível descobrir quais são os documentos necessários para formalizar uma empresa, os tipos de declarações que devem ser emitidas e, inclusive, checar as linhas de crédito disponíveis para o seu perfil.

Planeje todas as etapas

Assim que “a papelada” estiver pronta, você deverá traçar um bom planejamento para o seu pet shop. Nessa etapa, será preciso realizar um profundo estudo de mercado, sempre observando fatores como: 

  • o capital a ser investido;
  • a concorrência; 
  • o público-alvo; 
  • o potencial do negócio; 
  • as possíveis limitações; 
  • as projeções a médio e longo prazo; 
  • o objetivo geral. 

Ao longo desse processo, ainda será preciso considerar as estratégias de marketing, divulgação e expansão da loja. De todo modo, é importante especificar cada detalhe minuciosamente no documento. Esse cuidado é importante para que tanto você, quanto os seus sócios, não se esqueçam das metas e tarefas que devem ser cumpridas. 

Nota: cada vivência de empreendedorismo é única. Muitas vezes, os truques que o seu colega realizou em outro negócio, poderão não ser tão vantajosos para o seu pet shop.

Fato que torna essa experiência ainda mais exclusiva, exigindo que os lojistas tenham o máximo de atenção e dedicação.

Dica bônus

Em sites voltados para o empreendedorismo, como o Portal Sebrae, é possível conferir informações valiosas sobre como montar um pet shop. Lá, os usuários conseguem visualizar conteúdos técnicos exclusivos, com dicas para encontrar os melhores produtos e até soluções que permitem driblar a crise financeira e continuar lucrando. Vale checar!

Você também pode gostar de ler: Contabilidade para pet shop – você está cuidando bem das suas contas?

Explore o seu público-alvo

De nada adianta investir nas melhores mercadorias se, na verdade, você não entende quem é o seu cliente ideal e o que ele busca. Como sabemos, o público é o maior responsável por garantir o sucesso de um negócio — são essas pessoas que consumirão os seus produtos e serviços, pagarão as suas contas e, consequentemente, merecem o máximo de atenção. 

Com isso em mente, é necessário adaptar a sua loja para que ela consiga atender à demanda da região e, em paralelo, manter os clientes sempre satisfeitos. Aqui, estamos falando de uma pesquisa detalhada, que exigirá atenção, sensibilidade e dedicação ao longo de toda a execução. 

Por exemplo, você pode iniciar a tarefa listando algumas perguntas simples, cujas respostas serão excelentes para nortear seus próximos passos. Separamos as principais:

  • onde o meu pet shop estará localizado? 
  • quantos habitantes moram na região? 
  • qual o número de famílias que têm animais de estimação nesse local? 
  • qual o nível social desses moradores? 
  • eles têm o costume de levar seus bichinhos ao banho e tosa? 
  • qual é o valor gasto em média por um tutor de pet por mês? 
  • quais são os meus concorrentes?
  • o que a concorrência oferece e eu posso melhorar?

Assim que tiver as respostas, você terá mais assertividade na hora de identificar os seus clientes. E não é só isso: será possível ter uma estimativa de qual será o seu lucro e até o valor recorrente gasto pelos consumidores. 


Fora isso, essa é uma ótima saída para oferecer, a cada dia, produtos e serviços que estejam mais próximos do que o público deseja. Quer ver só? Imagine que, ao longo de seu estudo, você descobriu que os seus consumidores são extremamente exigentes e não abrem mão de itens que estão em alta. 


Desse modo, a melhor pedida para o seu negócio seria criar uma sessão de mercadorias veganas, gourmets e focadas no bem-estar dos pets. Em outras palavras, entender o público-alvo é o segredo para quem deseja estar sempre à frente.

Trabalhe com bons fornecedores

Sem dúvida, uma loja que trabalha somente com produtos de qualidade tem mais chances de se destacar entre os concorrentes e envolver o seu público. Ou seja, a sua reputação ficará ainda mais sólida no mercado. 

Portanto, não pense duas vezes e analise bem quais serão os seus fornecedores. Muito além da mercadoria em si, o empresário deve considerar se o seu parceiro oferece um atendimento completo, pratica bons preços e entrega os pedidos dentro do prazo — evitando o desabastecimento do seu estoque.

Quando chegar o momento de selecionar o seu mix de produtos, é imprescindível priorizar os desejos dos consumidores. Isso significa que as decisões deverão ser tomadas com base em dados e nunca por impulso. 

Você também pode gostar de ler: Qual a importância do controle de estoque para pet shop?

Invista em ótimos equipamentos para banho e tosa

Além de vender alimentos, itens de higiene e brinquedos, muitos pet shops disponibilizam diversos serviços aos seus clientes. Por essa razão, também é importante aprender como abrir um banho e tosa para tornar o seu estabelecimento ainda mais completo. 


Seja como for, é essencial investir em uma boa infraestrutura e fazer com que o espaço apresente qualidade e segurança. Até porque, você estará trabalhando com vidas. 

Primeiramente, ao contratar o seu time de funcionários, exija que os técnicos tenham cursos capacitantes em banho e tosa. E, como não poderia ser diferente, gostar de animais também é um requisito importante. 

Em um panorama geral, existem diversos equipamentos que devem ser adquiridos para oferecer um banho e tosa completo. Ao longo do seu planejamento financeiro, você precisará considerar todos eles, sempre pensando na durabilidade, resistência e tecnologia dos aparelhos. Saiba mais:

  • secador: para secar totalmente o animal após o banho; 
  • soprador: para realizar a etapa de pré-secagem do pet; 
  • máquina de tosa: é imprescindível escolher um modelo seguro, que facilite o corte e garanta agilidade ao longo da atividade; 
  • lâminas para tosa: escolha opções de tamanhos variados. Tais itens exigem o máximo de atenção para evitar acidentes, seja com os funcionários ou com os animais; 
  • mesa para tosa: invista nas versões com regulagem para promover mais praticidade e conforto ao tosador;
  • itens de higiene: shampoo, condicionador, hidratante, talco, perfume e acessórios entram nessa lista.

Identifique os produtos e serviços que serão oferecidos

Felizmente, o universo do pet shop não para de crescer. De tempos em tempos, o setor oferece muitas novidades capazes de encantar diferentes públicos — do simples ao mais sofisticado. 


Com isso, a variedade de alternativas de produtos e serviços é grande, o que pode fazer com que os lojistas de primeira viagem fiquem em dúvida sobre o que oferecer. Antes de tudo, indicamos que você prepare um espaço com uma gama pequena de insumos, entre eles: rações, petiscos, brinquedos, itens de higiene e roupas. 


Entretanto, se a ideia for montar um estabelecimento grande e completo, tudo bem! Nesse sentido, é possível ir além e recorrer a mercadorias diferenciadas. Esse é o caso das caminhas, móveis, acessórios de luxo, petiscos gourmets, entre outros.

Aliás, nesses pet shops mais refinados, ainda existe a possibilidade de encontrar serviços exclusivos, sendo o dog walker, massagem para cães e hospedagem alguns exemplos.


Conseguiu definir os produtos e serviços oferecidos? Ótimo! Em seguida, não se esqueça de montar uma tabela, especificando todos os valores e as respectivas margens de lucro. Uma dica é, inicialmente, disponibilizar preços que sejam atrativos e coloquem o seu negócio em destaque entre os concorrentes. 


Você também pode gostar: Vai comprar produtos para pet shop? Conheça os 4 erros a serem evitados

Não se esqueça das ações de marketing

Para encerrar o nosso material sobre como montar um pet shop, não podemos deixar de citar a importância do marketing digital. Nos dias atuais, principalmente, em tempos de Covid-19, não existe uma única empresa de sucesso que esteja fora das redes sociais. Nessas plataformas, é possível divulgar os seus produtos e serviços por um valor muito mais baixo do que aqueles praticados nas mídias tradicionais. 


Você poderá, até mesmo, criar campanhas de marketing especiais para datas comemorativas e aproveitar o canal para estreitar o relacionamento com o público. Além de produzir conteúdos valiosos e com imagens atraentes, o conselho é prezar por um atendimento ágil e humanizado. 


Isso quer dizer, que será necessário responder prontamente às dúvidas do público e estar aberto aos diferentes feedbacks que o seu negócio pode receber. Para entender melhor sobre essa tendência, veja o nosso post com 4 dicas de marketing digital para pet shop.

Dica bônus

Veja também um vídeo especial que a All Pet preparou sobre as etapas necessárias para criar uma loja completa e pronta para alcançar o sucesso:

Como montar um pet shop

Como montar um pet shop: o checklist

  • escolha a melhor localização; 
  • cuide da papelada; 
  • planeje o passo a passo; 
  • aprofunde-se nos interesses e necessidades de seus clientes; 
  • saiba quem são os seus concorrentes – e faça melhor do que eles; 
  • conte com bons fornecedores; 
  • fique por dentro das tendências;
  • não abra mão do marketing.

Viu só? Com esse material completo, esperamos que você tenha entendido como montar um pet shop do zero e realizar o sonho de um negócio próprio. Agora, não perca tempo: arregace as mangas e comece já a seguir o nosso passo a passo. 


Caso ainda não tenha contato com bons fornecedores, aproveite para falar com o nosso time de consultores e conhecer os diferenciais da All Pet. Trabalhamos com um vasto catálogo de produtos de qualidade para suprir as suas necessidades em qualquer categoria: alimentação, higiene e beleza e até móveis.

4 comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *