Atendimento do seu pet shop: como fazer o cliente voltar

O atendimento de um pet shop nunca é no singular. São sempre dois (ou mais) atendimentos. O do dono e o do animal. E da mesma forma que clientes são diferentes, animais são diferentes. Uma senhora tranquila pode ter um gato persa super agressivo, um dono relaxado pode ter um shi-tzu cheio de delicadeza, um SRD lambão e de rabo abanando pode ser de um dono bem sério.

E imaginem se um dono tem vários animais ao mesmo tempo, cada um de um jeito. Agradar a todos não é fácil, e os donos de pet shop têm de ficar atentos a esta etapa fundamental na fidelização dos clientes.

Saber quem são os seus clientes

Conhecer quem são os seus clientes é fundamental para que você tenha sucesso em seu pet shop e que os seus clientes sempre voltem. Antigamente os donos de armazéns conheciam a família toda e só tinham um caderninho para anotar a conta.

Com a tecnologia, todas as informações cabem dentro de uma planilha que você pode montar se tiver conhecimento ou de algum sistema ou aplicativo que você encontra para comprar e usar em seu pet shop. Todas as informações são válidas: qual o tipo de ração, qual o tipo de tosa, se pode ou não passar perfume depois do banho, se o animalzinho é bravo ou dócil, se tem alergia a algum produto…

Tudo pode e deve ser anotado. Com o número de telefone de quem está telefonando para agendar ou pedir você já sabe o nome, o nome do bichinho e todas as preferências. Não tem no cadastro? É a grande oportunidade de pedir os dados para que ele se torne seu cliente. Se a pessoa aceitar, você pode usar o celular ou o email para disparar uma mensagem na época da vacina ou se já tomou banho a mais de um mês.

Fidelização

Este tipo de preocupação demonstrada pelo pet shop faz com que o cliente se sinta atraído a adquirir os produtos. E isso pode e deve estar tudo organizado para melhor atender dono e pet.

Hoje em dia não é mais necessário saber de cabeça que o Luiz é dono da Belinha ou que a Sonia é a mãe do Thor. Se você achou engraçado a diferença, saiba que é o tipo de informação que você tem de saber para agradar o seu cliente. As pessoas possuem relações distintas com seus animais. Para algumas pessoas, um cachorro é só um ser vivente dentro de casa, com pouca relação sentimental. Para outras o pet é um membro da família, dorme na mesma cama, comemora aniversário. E saber esse grau de relação é uma forma de fidelização.

Saber qual é o seu público-alvo, qual o perfil de seus clientes. Isso fará com que você tenha estoques dos produtos que mais vende, saberá quais são os produtos com menor procura mas que têm uma clientela fiel. Saber quantas vezes por mês o pet toma banho, quando ele vai precisa vacinar, quais os produtos que ele mais consome.

Para isso, você tem de sistematizar os dados disponíveis de cada um de seus clientes. Informações cadastrais, histórico de compras, marcas preferidas. Conhecendo quais os produtos e serviços com maior saída será mais fácil se planejar e ter maior rentabilidade.

Ter variedade e os melhores produtos

Seu pet shop tem de ter produtos e serviços para todos os tamanhos, para todas as espécies, e como explicamos acima, para todos os tipos de dono. Nem todo pet shop é igual, está no mesmo local e tem os mesmos tipos de produtos.

Porém, não é porque a pet shop esteja num bairro mais simples que não pode ter produtos top de linha, e nem por estar em um bairro chique que tem de ter tudo caro. A relação do dono com seu pet é que vai definir o que ele vai comprar. Porém, é óbvio que você tem de planejar e saber as quantidades adequadas para não ter produto nem faltando nem encalhando.

Como montar um pet shop de sucesso

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