Passo a passo de como montar um pet shop

Seu amor por bichinhos de estimação é grande e você já se perguntou como montar um pet shop ? Então este artigo é para você! Empreender é uma missão e tanto, mas, que a verdade seja dita: é preciso muito estudo sobre o mercado que deseja entrar e obter domínios técnicos sobre gestão financeira, de pessoas e administrativa. Além, claro, de saber escolher o melhor ponto comercial e ter paciência para lidar com as burocracias e outras dificuldades que surgem no caminho. Antes de abrir sua loja, confira o passo a passo que trouxemos para você saber pelo menos por onde começar. Boa leitura!  

9 passos simples para montar um pet shop

Para que o seu negócio prospere, comece entendendo quem é o seu público-alvo, o que ele gosta, suas principais necessidades e o que esperam que você atenda. 

Os consumidores determinam o seu sucesso ou fracasso, nunca se esqueça disso. Por isso, reserve algumas horas na sua agenda para focar em uma breve pesquisa de mercado. Essa tarefa vai ajudar a detectar oportunidades e dificuldades. 

Mas, além disso, também existem outras regras que não podem ser deixadas de lado. Confira a seguir! 

  1. Escolha seu ponto comercial

Considere ao menos quatro pontos comerciais antes de bater o martelo. Pense em: acessibilidade e estacionamento para clientes e colaboradores; boa infraestrutura; segurança e oferta de serviços; preço e qualidade de imóveis. 

  1. Licença para atuação

Um dos maiores desafios do empreendedor é aprender a lidar com as burocracia inerentes a abertura de um novo estabelecimento.

Não tenha medo de consultar informações antes de dar os próximos passos, tire suas principais dúvidas sempre, a fim de garantir legalidade e segurança para atuar. 

mãe e garota em pet shop
  1. Tenha conhecimento sobre gestões

Você pode até terceirizar a missão de lidar com questões administrativas e financeiras do seu negócio, mas o ideal é que tenha pelo menos um conhecimento básico sobre o assunto também.

Invista em cursos e peça indicações de outros empresários do mesmo ramo. Conheça sobre fluxo de caixa, capital de giro e gestão de estoque, por exemplo. 

É extremamente importante que tenha dados sobre o seu pet shop, caso queira realizar um bom gerenciamento.

Você conhece o Descomplicando a Pet Shop? Um super guia da AllPet com todas as dicas para você gerenciar seu negócio de forma simples e com dicas para todos os tamanhos de negócio. Baixe agora este material incrível que a AllPet traz para você.

  1. Estrutura e equipamentos 

Outra dica para quem está buscando como montar um pet simples é pensar sobre o que você deseja oferecer aos seus clientes e qual estrutura melhor te atender. 

O pet shop não se resume em gôndolas, escritórios e depósitos podem ser tão importantes quanto. Além disso, quais equipamentos serão necessários para movimentar o seu negócio.

cão toma banho em pet shop
  1. Colaboradores

Os colaboradores são, também, o seu cartão de visitas. São eles que irão recepcionar, orientar e cuidar dos pets dos seus clientes. 

Pense em quantos poderão dar conta do recado, de acordo com o tamanho da sua loja, e quais tarefas cada um deverá executar (administrador, responsável técnico e atendentes). 

Avalie competências como organização, pró-atividade, idoneidade, simpatia e amor por animais antes de contratá-los. 

  1. Fornecedores 

Os fornecedores são indispensáveis para garantir que você tenha um pouco de tudo na sua pet shop. Mas, mais do que isso, pense em qualidade e comprometimento também para não ficar na mão. 

A AllPet, por exemplo, conta com uma gama de produtos diferenciados para atender nossos clientes com credibilidade. 

Aproveite e mantenha um bom relacionamento com eles também, caso queira garantir entregas dentro do prazo, facilitar na hora de negociar e, claro, colaborar com uma boa gestão do estoque.

  1. Rotina 

Pensar em como montar um pet shop simples envolve até mesmo organizar os processos produtivos do estabelecimento, a fim de garantir que os produtos e serviços prestados sejam de excelência. 

Uma sugestão, organize uma rotina seguindo a estrutura de: compra, recebimento, exposição, venda, descarte e reposição.

E dê uma atenção especial ao controle da validade de rações e medicamentos, itens vencidos é sinal de prejuízo. 

  1. Investimento inicial

O capital inicial pode variar bastante de uma pet shop para outra, afinal, depende do tamanho do estabelecimento, localização, reformas e quantidade de itens que serão vendidos. 

De acordo com o Sebrae, abrir um pet shop de 50m2 custa em torno de R$ 89 mil.

  1. Diferenciais

Por último, sempre se questione sobre o que só a sua pet shop pode oferecer. Encontrar as respostas que poderão ajudar você a alcançar a inovação, o que é extremamente importante para manter sua credibilidade diante dos clientes. 

Agora nos conte, o que você ainda não tinha considerado e quais sugestões achou mais relevantes? 

Caso tenha gostado desse artigo, continue acompanhando o nosso blog e compartilhe com quem mais possa se interessar pelo assunto. Até a próxima! 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *