O que fazer para seu pestshop decolar? A Allpet traz um checklist para você verificar se está fazendo o certo para que seu negócio bombe.
▢ Conheça seu cliente
Saber qual é o seu público-alvo, qual o perfil de seus clientes. Isso fará com que você tenha estoques dos produtos que mais vende, saberá quais são os produtos com menor procura mas que têm uma clientela fiel. Saber quantas vezes por mês o pet toma banho, quando ele vai precisa vacinar, quais os produtos que ele mais consome.
Para isso, você tem de sistematizar os dados disponíveis de cada um de seus clientes. Informações cadastrais, histórico de compras, marcas preferidas.
Conhecendo quais os produtos e serviços com maior saída será mais fácil se planejar e ter maior rentabilidade.
▢ Escolher o ponto e/ou marketing digital
Até há bem pouco tempo para um comércio um dos únicos aspectos essenciais era escolher o ponto. A rua mais movimentada, o lugar com estacionamento mais fácil, a proximidade dos clientes. Isso ainda é extremamente importante e deve ser observado com muita atenção. A localização da seu petshop tem de levar em conta se o acesso, a visibilidade, a facilidade para os funcionários chegarem, a segurança, se o aluguel compensa, se vai precisar de reforma.
Porém, com o avanço da tecnologia e das novas possibilidades de negócio, um aspecto essencial é como será o marketing digital. A internet é o novo “ponto” a ser considerado. Muitos negócios não têm loja física, tudo é feito pela internet: procura, negociação, pagamento… só a entrega é física. Por isso, tão importante quanto definir onde ficar no mundo real é onde vai aparecer no mundo virtual.
▢ Tenha variedade
Você precisa ter produtos e serviços para todas as espécies, para todos os tamanhos e para todos os bolsos. É óbvio que dependendo do seu tamanho você terá uma variedade maior ou menor, e para isso é essencial que o ítem anterior seja observado.
Conhecer o cliente é o que vai permitir ter a maior variedade naquilo que você vende.
Isso vale para produtos e para serviços. Banho, tosa, vacinas.
▢ Faça o planejamento
Uma pet shop tem de ter claro o seu objetivo, traçar a estatégia, estabelecer as metas e escolher os indicadores que vão mensurar o andamento do negócio, desde a ideia até a consolidação.
estabelecer os métodos, escolher as ferramentas corretas para a execução, definir as metas. O planejamento é essencial para qualquer atividade humana, e muitas vezes o fazemos por instinto. Porém, em negócios, é essencial que um planejamento bem-feito seja o guia das ações.
Mais da metade das pequenas empresas no Brasil fecham até o seu terceiro ano devido à ausência de planejamento. Planejar bem é prever o futuro, antecipar os prováveis problemas e direcionar o seu negócio ao melhor caminho.
▢ Esteja um passo à frente
Quando um animal precisa de vacinação, quando é hora de indicar uma tosa e, até mesmo, quando é o momento de repor o seu estoque.
Sua tarefa é conhecer os hábitos de compra e disparar de mensagens em datas em que, provavelmente, o consumidor irá precisar de mais produtos ou serviços.
Isso pode parecer banal, mas não é. Com esse tipo de prática você impede que o cliente compre da concorrência, mostrando a sua preocupação em mantê-lo sempre por perto.
▢ Administre bem as suas finanças
Ter controle do dinheiro parece ser tão básico que você pode estranhar que isso esteja nessa checklist. Acredite: tem muita gente que confunde caixa do negócio com a carteira no bolso e gasta além daquilo que pode por não ter bom planejamento financeiro. É o caminho o fracasso.
Projetar e prever as entradas e saídas, mensurar o capital de giro, ponto de equilíbrio na apuração de lucros, estoque para o início das operações e reserva financeira. Manter as contas de pessoa física e jurídica separadas e uma reserva de emergência para eventualidades que possam ocorrer em sua operação. Saber o que é pró-labore, que são as retiradas dos proprietários que trabalham e a divisão dos lucros. Tudo isso faz toda a diferença.
▢ Escolha sempre bons fornecedores para seu petshop
Produtos de qualidade e disponibilidade destacam um comércio sobre seus concorrentes. Com uma reputação melhor, sua marca terá maior destaque.
Portanto, pense muito bem e analise seus fornecedores. Não apenas a qualidade da mercadoria, mas o atendimento, o estoque, os preços e a entrega dentro do prazo. Isso dará segurança para que seu petshop tenha sempre em estoque os produtos que tenham saída.
A Allpet tem tudo o que você precisa para abastecer o seu petshop com as melhores marcas, os melhores preços, a melhor distribuição e as melhores condições, seja qual for o tamanho de seu negócio. A Allpet se preocupa com o seu sucesso, e por isso está sempre à disposição para fornecer o melhor para o seu negócio e dar todo o supporte para que ele decole.
Se quiser aprender mais sobre o negócio, confira em https://allpet.com.br/blog/como-montar-um-pet-shop/ e também assista no Youtube nosso workshop “Descomplicando a petshop”.
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