Montar um pet shop é uma iniciativa que tem tudo para dar certo desde que você esteja atento aos aspectos que envolvem o negócio. O mercado pet cresce cerca de 20% ao ano no Brasil. Abrange todas as classes sociais e faixas etárias, o que garante a diversidade da clientela.
O Brasil é o segundo país com maior população pet do mundo e os pet shops ainda têm muito espaço para crescimento Seja em quantidade, com novos empreendimentos, seja em dimensão, com a expansão dos já existentes. Quem quer entrar no mundo pet tem de estar atento a cinco aspectos principais para que o negócio seja bem sucedido.
A AllPet em parceria com o SEBRAE ofereceu o curso “Descomplicando a Pet Shop” em uma playlist de cinco aulas disponibilizadas a todos no Youtube.
O que é preciso para montar um pet shop bem planejado, com perspectiva de sucesso financeiro, usando as ferramentas gerenciais disponíveis ao alcance de todos. As aulas estão disponíveis no Youtube e podem ser assistidas por todos aqueles que têm a intenção de entrar no ramo. O consultor Alex Lavelli, do Sebrae, e a Amanda Ribeiro, da All Pet, apresentaram neste vídeo a estrutura do curso.
PLANEJAMENTO
Preparar, organizar e estruturar. Definir onde se quer chegar, estabelecer os métodos, escolher as ferramentas corretas para a execução, definir as metas. O planejamento é essencial para qualquer atividade humana, e muitas vezes o fazemos por instinto. Porém, em negócios, é essencial que um planejamento bem-feito seja o guia das ações.
Segundo o Sebrae, 54% das pequenas empresas no Brasil fecham até o seu terceiro ano. E a maior causa, segundo a entidade, é devido à ausência de planejamento. Planejar bem é prever o futuro, antecipar os prováveis problemas e direcionar o seu negócio ao melhor caminho.
Na primeira aula, Alex Lavelli apresentou como que o dono de um pet shop deve moldar seu objetivo, traçar a estatégia, estabelecer as metas e escolher os indicadores que vão mensurar o andamento do negócio, desde a ideia até a consolidação.
FINANÇAS
Na segunda aula da Descomplicando a Pet Shop o analista de finanças do Sebrae Hugo Venturelli deu uma aula de mais de 100 minutos sobre finanças aplicadas à administração de um pet shop. O primeiro assunto foi o Planejamento Financeiro, estabelecendo uma ponte com a aula anterior. Controle sobre o dinheiro, consciência sobre as escolhas e eficiência no uso da renda.
Projetar e prever as entradas e saídas, mensurar o capital de giro, ponto de equilíbrio na apuração de lucros, estoque para o início das operações e reserva financeira. Além disso, dicas importantes mas que nem sempre são seguidas, como manter as contas de pessoa física e jurídica separadas e uma reserva de emergência para eventualidades que possam ocorrer em sua operação. Venturelli também explicou a respeito do pró-labore real, que são as retiradas dos proprietários que trabalham e a divisão dos lucros, que são de sócios investidores.
Outros aspectos importantes das finanças de uma empresa, como Caixa e Competência financeira, e destrinchados os conceitos que devem ser utilizados para colocar toda essa conta na ponta do lápis: receitas de vendas, investimentos, custos e despesas (sendo estes fixos ou variáveis). Com exemplos e explicações, a segunda aula foi mais uma oportunidade para quem tem ou quem quer ter um pet shop se inteirar do que deve fazer para que seu negócio tenha sucesso.
GESTÃO DE PESSOAS
Na terceira aula, o assunto foi gestão de pessoas. Os seis processos da gestão de pessoas foram separados e detalhados para que os empreendedores pudessem visualizar o quão complexo é gerir vidas. Agregar pessoas, através da definição do perfil da vaga, o recrutamento e a seleção. Aplicar pessoas, desenhando os cargos e avaliando o desempenho a fim de agregá-lo à cultura na empresa, para que desempenhe suas atividades da maneira mais eficiente possível.
Recompensar as pessoas, remunerando de forma justa e oferecendo benefícios e serviços que façam com que se comprometam com os resultados. Desenvolver as pessoas, através de treinamento, desenvolvimento de habilidades e aprimoramentos, mudanças e comunicação efetiva, para que isso leve a uma maior eficiência. Manter as pessoas na empresa, oferecendo plano de carreira, higiene, segurança e qualidade de vida.
Por fim, monitorar os resultados de todos estes processos, acompanhando os resultados através dos indicadores, como evasão, absenteísmo satisfação e fidelidade, retorno sobre investimentos (ROI) e nível de satisfação dos clientes finais.
MARKETING DIGITAL
Mundo novo, novas ferramentas. O que no passado poderia ser nomeado como divulgação ou propaganda, hoje é tão mais complexo e tão mais importante aos negócios que para muitos empreendedores é a mais importante face do negócio.
Uma empresa hoje pode existir sem mesmo possuir uma sede, um estoque próprio ou até mesmo um único funcionário além do proprietário. Além disso, monitorar o mercado através das ferramentas digitais para não ser superado. As possibilidades que as redes sociais permitem às empresas para divulgação e também para vendas. Facebook, Instagram, TikTok, Twitter… as redes são inúmeras.
Também, os aplicativos de conversa, que podem ser usados como ferramentas, não só de comunicação e atendimento, como também de vendas. Porém, mexer com tudo isso não é tão simples como com suas contas pessoais. E, além disso, o mau uso das redes e aplicativos de conversa podem, através de um uso equivocado, trazer à empresa problemas gerenciais e até mesmo destruir a marca. Por isso, uma boa gestão é essencial. Na aula 4 estes assuntos foram explorados à exaustão.
CRÉDITO PARA MONTAR SEU PET SHOP
Fechando a série, a aula 5 retomou de forma aplicada os assuntos tratados na aula 2. Em uma hora e meia, o crédito foi o assunto do “Descomplicando o Pet Shop”. Variáveis como impostos, crises, juros. Administrar bem o dinheiro é mais importante que a quantidade de dinheiro que você tem. Por isso, é necessário, quanto ao crédito, planejar, registrar, agrupar e avaliar as entradas e saídas financeiras da empresa, principalmente quando, nessas variáveis, entra o pagamento das parcelas do capital inicial que um empreendedor buscos junto a instituições financeiras. Foram apresentadas as linhas de crédito mais baratas e vantajosas para quem quer montar o uma pet shop.
Porém, sem a devida observação de todos os aspectos apresentados, pior do que não conseguir aguentar as parcelas é entrar na estatística da primeira aula, de que mais da metade das empresas no Brasil fecha em três anos.
Por isso, se você quer montar uma pet shop ou aprender mais sobre o assunto, assista várias vezes a “Descomplicando a Pet Shop”. Procure a All Pet, que tem tudo o que você precisa de produtos e de know-how para que a sua pet shop tenha sucesso.
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