Recursos tecnológicos, alimentação de qualidade e hospedagem animal são algumas das tendências do mercado pet para 2021. Acompanhe as principais e deixe a sua loja em evidência!
Graças aos millennials, a relação dos humanos com os animais passou por significativas transformações. Se antes, era comum deixar os bichinhos de estimação fora de casa e consumindo apenas água e ração, agora, esse cenário mudou e as pessoas começaram a encarar esses seres como integrantes da família.
Fato este, que aqueceu significativamente o setor e já podemos traçar as principais tendências do mercado pet para 2021.
De acordo com especialistas na área, como a organização sem fins lucrativos, Michelson Found Animals, existem algumas pautas que prometem nortear o segmento pelos próximos anos.
Esse é o caso do uso de terapias alternativas, alimentação orgânica e, até mesmo, de tecnologias próprias para facilitar o dia a dia dos peludos e seus tutores.
Portanto, se você vem empreendendo na área e deseja estar sempre em destaque na região, é essencial conhecer essas tendências e começar, desde agora, a encontrar métodos de aplicá-las em seu negócio. Para saber mais, veja o post que preparamos especialmente sobre o tema!
1. Tendências do mercado pet para 2021: Comida de qualidade
No mundo inteiro, as pessoas estão investindo em hábitos mais saudáveis, que vão desde a prática de exercícios físicos, passando pelos cuidados com a pele, até a adoção de uma alimentação equilibrada.
E um fato curioso, é que não são apenas os humanos que estão consumindo alimentos de qualidade, mas sim, muitos tutores de pets vêm expandindo essa prática no cuidado com os seus peludos.
Tal detalhe pode ser notado no mercado de alimentação animal, com uma redução e tanto no consumo das tradicionais rações secas, especialmente, entre aquelas que contam com alto nível de corantes e sódio.
Em vez disso, os indivíduos estão preferindo alimentar os seus companheiros com ingredientes frescos, saudáveis e nutricionalmente ricos. Paralelamente, também está havendo um grande aumento no uso de complementos para a alimentação natural. Esse é o caso dos suplementos e das vitaminas.
2. Tendências do mercado pet para 2021: Enriquecimento dos ambientes
Além de boa alimentação, os animais de estimação precisam de momentos de lazer, funcionalidade e entretenimento. É aí que os brinquedos e demais elementos úteis no dia a dia se fazem necessários.
Desde 2011, várias empresas estão investindo no desenvolvimento de elementos capazes de melhorar a vida dos pets, promovendo mais conforto e praticidade. Em outras palavras, são marcas com foco no enriquecimento do ambiente.
Aqui, destacamos os brinquedos interativos e com diferentes funções, os comedouros que estimulam a realização de uma refeição “mais lenta”, os bebedouros que “se abastecem” de forma automática e por aí em diante.
3. Opções alternativas de tratamentos
Conforme o portal Pet Product News, os tutores de pets vêm utilizando com mais intensidade as terapias alternativas de saúde. São os tratamentos que fazem uso de canabidiol (CBD), além de florais e sessões de hidromassagem, fisioterapia ou acupuntura para animais.
Na maioria das vezes, esses procedimentos oferecem resultados extremamente positivos, especialmente, quando falamos sobre os bichinhos que já atingiram a terceira idade.
Contudo, vale lembrar que essas alternativas são recomendadas como um tratamento complementar, não eliminando a necessidade do acompanhamento veterinário.
Entre os quadros que costumam apresentar bons efeitos, destacamos as situações em que os peludos apresentam altos picos de estresse, dores crônicas ou inflamações diversas.
4. Crescimento das hospedagens
Seguindo o nosso post sobre as principais tendências do mercado pet para 2021, não podemos deixar de citar o aumento da busca por hospedagens para animais de estimação.
Apesar de ainda existirem poucos estabelecimentos especializados no ramo em território brasileiro, a verdade é que, gradativamente, o número de empreendedores está crescendo notoriamente.
A princípio, a proposta é oferecer uma opção de hospedagem aos tutores que pretendem viajar ou que trabalham o dia inteiro fora e não querem deixar os seus companheiros sozinhos.
Para tanto, o estabelecimento precisa estar 100% equipado, contando com o máximo de segurança e um time de profissionais capacitados para realizar o monitoramento de seus hóspedes.
Alguns empreendedores ainda decidem ir além, criando ambientes climatizados, com cercadinhos individuais, jardim para atividades ao ar livre, camas confortáveis e, até mesmo, pacotes de spa day, adestramento e recreação com outros animais. Bem interessante, não é mesmo?
5. Tendências tecnológicas
Obviamente, existem alguns recursos tecnológicos que, a cada dia, estão mais presentes na rotina dos animais e, claro, no radar dos empreendedores mais atualizados do segmento.
Depois dos brinquedos inteligentes e os comedouros automatizados, que citamos acima, existem as câmeras de monitoramento, para que os moradores da casa possam vigiar e, até mesmo, se comunicar com os seus peludos enquanto estiverem ausentes.
Compactos e de fácil manutenção, esses mecanismos são instalados rapidamente em qualquer cômodo e podem ser acessados por meio de diferentes dispositivos, como um smartphone, tablet ou desktop.
Na pauta das tendências do mercado pet para 2021, também estão os microchips veterinários, ao lado dos rastreadores de localização e demais atividades.
Ainda vale ressaltar os famosos — e práticos — “Uber pets”, que consistem em um transporte particular das clínicas, creches e pet shops, responsáveis por transportar os animais com horário agendado ou através chamadas em aplicativos específicos. Em resumo, não faltam opções para quem deseja inovar!
Após conhecer todas essas tendências do mercado pet para 2021, o que você acha de começar agora mesmo a atualizar o seu negócio e oferecer produtos ou serviços diferenciados aos consumidores?
Faça um planejamento estratégico, conheça o seu público e veja quais opções são mais viáveis no momento. Se considerar necessário, ainda é possível realizar pesquisas de satisfação ou, simplesmente, pedir o feedback dos clientes. Com esse “truque”, será possível satisfazer uma boa parcela de pessoas, colocando a sua loja no topo da região.
Esperamos que essa leitura completa tenha sido útil e te inspirado a buscar por inovação. Caso queira continuar acompanhando outros posts exclusivos como este, não deixe de assinar a nossa newsletter.
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