Você sabe o que é hotel para pet?

Descubra agora o que é hotel para pet, a mais nova tendência no mercado brasileiro. Entenda mais sobre essa modalidade e considere implantá-la em seu negócio!

O mercado de pets no Brasil não para de surpreender. A cada temporada, inúmeras tendências surgem para encantar os clientes e fazer com que os seus companheiros de estimação tenham mais conforto, saúde e praticidade. Por isso, resolvemos contar para você, leitor, o que é hotel para pet.

Já ouviu falar no assunto? Se “não”, adiantamos que a novidade está em alta no ramo, especialmente, entre os tutores que possuem uma agenda agitada ou, vez ou outra, estão realizando viagens nacionais ou internacionais.

Então, para garantir que os seus amiguinhos peludos fiquem sempre bem e felizes, o hotel para pet surge como uma solução que agrada a todos os envolvidos. Neste post, contamos tudo a respeito do tema: o que é, como funciona e as vantagens para o seu negócio. Acompanhe e atualize-se!

Afinal, o que é hotel para pet?

O bem-estar e a felicidade dos animais de estimação são uma prioridade para qualquer tutor. Sendo assim, toda vez que os seus donos não podem estar presentes, seja por motivos de viagem ou razões médicas, o hotel para pet é a melhor solução.

Ao optar por esse serviço, o bichinho ficará sob os cuidados de uma equipe especializada e responsável por realizar todas as refeições, monitorar, cuidar da higiene e, em alguns casos, até praticar atividades de recreação.

Outro ponto interessante, é que o espaço onde o animal ficará também deve ser todo equipado. Ou seja, contar com o máximo de segurança para evitar acidentes, assim como, ter opções de lazer e uma área confortável, onde seja possível descansar com tranquilidade.

E mais: para os tutores mais apegados, o serviço também pode disponibilizar o acesso aos sistemas de câmera a distância, ou então, os profissionais ficam encarregados de enviar fotos ou vídeos diariamente pelo smartphone.

Os pré-requisitos para o animal se hospedar em um hotel pet

Existem hotéis para pet para diversas espécies de animais — desde cães e gatos, até roedores e aves. Tudo dependerá da estrutura do estabelecimento e o nível de preparação de seus profissionais.

Ainda assim, é possível que o local siga certas regras de segurança. A principal delas, diz respeito às vacinas. No caso dos cachorros, será necessário que o animal tenha a antirrábica, a polivalente e a traqueobronquite em dia.

Fora isso, os peludos precisam estar devidamente vermifugados e ter tomado o antipulgas recentemente. Obviamente, todas as informações devem ser comprovadas pelos tutores, para que tanto os pets do estabelecimento, quanto os colaboradores da equipe não passem por situações embaraçosas.

Dica

É essencial que os animais sem esses itens não sejam aceitos no hotel para pet. Esta ainda é uma ótima oportunidade para que você, empreendedor, ofereça os serviços de vacinação dentro de seu próprio negócio. 

Tais medidas são excelentes para garantir que todos os animais hospedados e atendidos pela loja fiquem longe de doenças.

O que avaliar ao montar um hotel para pet?

Você já descobriu o que é hotel para pet e, até mesmo, se interessou pela proposta — contudo, não sabe por onde começar para colocar o seu plano em prática. Sem problemas!

Daqui para frente, será preciso considerar algumas questões valiosas, mas que farão com que essa estratégia se torne vantajosa para todos: você e o seu público. Anote!

O público

O primeiro passo é conhecer as necessidades do seu público. Nesta etapa, será preciso entender qual é a demanda de hospedagens na região em que a sua loja está localizada, assim como, o perfil dos tutores que vão frequentar o estabelecimento.

Até porque, não adianta incluir esse serviço no local — e deixá-lo todo equipado — se, no fim, serão poucos os interessados na modalidade. Para ter certeza, vale a pena realizar uma pesquisa de campo, por meio de e-mails ou pedindo feedbacks para os clientes. Veja também o tipo de pet que será atendido para deixar os ambientes prontos para a recepção.

Licenças

Um dos fatores principais diz respeito à formalização do negócio. Você precisará se aprofundar nos modelos de empresa que existem atualmente e, em seguida, escolher aquele que melhor se encaixa na proposta do seu hotel para pet.

Não subestime essa etapa! A identificação da empresa é primordial para determinar o seu regime tributário e, em alguns casos, até facilitar a parceria com investidores com o passar dos anos.

Assim que fizer a sua escolha, tenha em mente que será necessário seguir mais alguns passos. Esse é o caso da criação do registro na chamada Junta Comercial, do alvará de funcionamento, do contrato social, da inscrição estadual e, especialmente, da licença para atuar no setor, que deve ser obtida junto à Vigilância Sanitária.

Equipe especializada

Lembre-se de que o hotel para pet tem funcionamento 24 horas, em todos os dias da semana. Diante disso, você precisará contar com o apoio de um time especializado, com turnos exclusivos para cada colaborador.

Aqui, ainda é válido considerar os serviços de um veterinário e uma recepcionista, que ficará encarregada de atender os clientes, fazer os agendamentos e outras atividades que otimizem o trabalho de todos.

Quer se destacar no mercado? Por fim, considere também investir em parcerias com outros tipos de especialistas, tais quais adestradores, nutricionistas e por aí em diante. Assim, você conseguirá oferecer uma experiência extremamente completa aos clientes, além de contar com um sistema bem lucrativo.

Bônus

Preze pela decoração do espaço. Assim como funciona em um hotel para humanos, um hotel para pet deve ser visualmente atrativo — com iluminação capaz de valorizar os espaços e uma composição que transmita aconchego. 

A limpeza também é um fator determinante. Portanto, não meça esforços em treinar a sua equipe para que as áreas fiquem sempre impecáveis e com boa ventilação.

E então, gostou de saber o que é hotel para pet, entender o seu funcionamento e as estratégias para colocá-lo em ação? Estamos torcendo para que, após essa leitura, o seu negócio decole.

Caso você tenha gostado e queira continuar acompanhando outras tendências do mercado como essa, aproveite para assinar a newsletter da All Pet e também deixar o seu comentário abaixo. Vai ser ótimo saber a sua opinião!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *