Marketing digital para petshops: conheça seu cliente

A pandemia alterou completamente a forma com que as pessoas encaram o comércio. Muitas transformações nos processos de decisão de compras mudaram completamente depois de tudo o que o mundo passou. Por isso, pensar em marketing digital para petshops, independentemente do tamanho, é essencial para seu negócio.

E junto com isso, o apego que as pessoas possuem sobre seus animais de estimação que já vinha aumentando teve uma verdadeira ladeira acima. Em casa, as pessoas começaram a conviver ainda mais com seus bichos, fazendo com que nosso setor tivesse um crescimento assustador.

Como digitalizar sem perder o contato com o cliente?

Nos últimos anos, com o aumento significativo da concorrência e com o desenvolvimento do e-commerce, que explodiu durante a pandemia, empreendedores de todos os segmentos vêm aproveitando ao máximo os recursos do universo digital para atrair o público e, consequentemente, vender mais.

As grandes redes lojas de pets acabam ganhando em escala, mas não possuem a mesma capilaridade e o conhecimento do público que os petshops menores possuem. Estas vantagens competitivas devem ser exploradas por quem tem seu pet shop físico e quer e pode vender pela internet.

Para isso, é preciso ter o conhecimento do que seu cliente precisa. Assim, poderá traçar estratégias sólidas e eficientes para estreitar esse relacionamento e oferecer um serviço de primeira.

Conheça o seu cliente

O primeiro passo para traçar as melhores estratégias de marketing para pet shop é, simplesmente, se aprofundar no perfil do seu cliente. Sem conhecer o seu público, ficará difícil entender o que ele pensa, as suas preferências e, até mesmo, quais as suas expectativas durante um atendimento.

Assim, comece criando perfil ideal. Funciona assim: investigue as principais características de seus consumidores e, a partir disso, trace os dados até encontrar algumas semelhanças.

Sabendo disso, você conseguirá identificar a melhor linguagem para se comunicar com essas pessoas, assim como, quais os assuntos mais relevantes para serem compartilhados em suas páginas nas redes sociais. 

Esteja presente nas redes sociais

De nada adianta conhecer todas as características do seu público-alvo se, no fim, você não utilizar essas informações a seu favor. O marketing digital para petshops se faz com inteligência.

Depois de conhecer melhor quem você precisa impactar, é de extrema importância garantir uma boa presença online. Aqui, aquela máxima do “quem não é visto, não é lembrado” faz todo sentido.

Logo, será necessário criar perfis nas redes sociais em que a sua audiência esteja mais presente. Pode ser no Instagram, no Facebook ou, até mesmo, no LinkedIn. Lembre-se de compartilhar conteúdos relevantes e que sejam, de fato, valiosos para os usuários. Tente interagir mais e mais com os seus seguidores.

Além de divulgar os produtos e serviços do seu estabelecimento, é valioso publicar dicas sobre o universo pet, notícias diversas e as principais tendências do setor.

Fora isso, existem outras soluções que podem ser aplicadas. Percebeu que os seus clientes possuem uma rotina agitada e, normalmente, passam boa parte do dia fora de casa?

Nesse caso, fazer parcerias com empresas de monitoramento ou com profissionais de dog walking são ótimas opções. Deixe a criatividade falar mais alto para analisar as possibilidades que o mercado consegue oferecer!

Envie e-mails e mensagens de WhatsApp

O e-mail marketing é utilizado por muitas empresas para vender. Após um longo período sendo visto com maus olhos por conta dos profissionais que o utilizavam de maneira inadequada, foi graças ao avanço do marketing digital que esse recurso voltou a ser integrado aos principais planejamentos estratégicos.

Já o WhatsApp tem a facilidade de estar sempre visível aos olhos da maioria das pessoas, sem contar que a resposta é rápida, as vezes até por áudio. Clientes próximos à sua loja podem passar para pegar encomendas separadas, à moda antiga. Ou então, podem ser entregues ao final do expediente, muitas vezes pelo próprio lojista.

Contudo, não basta disparar mensagens despretensiosas e sem nenhum tipo de planejamento. Seguir um cronograma de envios, pensar nos melhores assuntos e, assim, garantir uma boa conexão com os clientes é essencial.

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