Layout de pet shop: aprenda a organizar a loja do jeito certo

Quer saber como criar um layout de pet shop perfeito e pronto para encantar o público? Neste post, te contamos dicas exclusivas e que vão alavancar seu negócio!


A cada dia, a concorrência está mais acirrada. E no mercado dos animais de estimação, esse cenário não é diferente.

Diante disso, e para conseguir driblar a situação, os gestores precisam investir não somente em estratégias capazes de vender mais, como também em ações próprias para aprimorar a experiência do consumidor.

Uma delas diz respeito ao layout de pet shop. 

Ou seja, você deverá conferir se o seu negócio está bem localizado e, inclusive, se o ambiente está otimizado para atrair os potenciais clientes e facilitar as compras.

Contudo, para traçar essa ação, é necessário ter muito cuidado e informações sólidas, caso contrário, todo o processo de compra poderá ser prejudicado. 

Daqui para frente, é interessante pensar na circulação de pessoas, em como os produtos estão dispostos e, até mesmo, na organização dos itens — que deve ser impecável. Inclusive, caso não faça ideia de como começar, tudo bem.

Abaixo, vamos te contar como caprichar no layout de pet shop e garantir uma clientela mais e mais fiel. Vamos lá!

Afinal, o que é um layout de loja? 

Em linhas gerais, o layout de pet shop diz respeito a uma série de elementos que, juntos, ajudam a aumentar as vendas do negócio. Entre os quesitos indispensáveis estão: 

  • a fachada: é necessário contar com uma área externa acolhedora e pronta para atrair a atenção do público. Invista em portas grandes, inclua pontos de acesso para pessoas com mobilidade reduzida e capriche na paleta de cores;
  • interior: o interior precisa ter excelente iluminação e infraestrutura. Na parte de dentro, o foco deve ser nos produtos e, para tanto, é possível remover uma ou duas paredes com o objetivo de ampliar o local; 
  • circulação: não adianta seguir todos os requisitos anteriores, se os clientes não conseguem caminhar tranquilamente dentro da loja. Assim, é necessário facilitar o percurso dos consumidores, deixando os produtos bem localizados para que sejam encontrados com rapidez; 
  • iluminação: a luz também pode ajudar a valorizar certos itens e, inclusive, destacar as gôndolas que armazenam os produtos de maior procura na loja. 

Qual a importância de um bom layout de pet shop?

São várias as razões que levam os empreendedores a capricharem no layout de pet shop.

Ao abraçar a ideia e criar um ambiente organizado de forma inteligente, é possível estimular a venda, transmitir uma sensação de bem-estar ao público e, consequentemente, se destacar no setor.

Desse modo, podemos resumir os pontos positivos em: 

  • possibilidade de melhorar a venda de determinados produtos
  • reforçar uma imagem positiva da marca; 
  • mostrar ao público que a sua loja é organizada e comprometida com o serviço prestado; 
  • aumentar as vendas de modo geral, uma vez que os usuários conseguirão encontrar os itens com facilidade e agilidade, sem procurar a concorrência.

Quais os truques para acertar na organização do layout de pet shop?

Vamos fazer um exercício básico. Imagine, por alguns instantes, que você é um cliente e acaba de entrar em uma loja.

Agora, considere duas situações distintas: na primeira, foi possível identificar o produto desejado rapidamente, sem perder muito tempo. Na segunda, mesmo após andar por todos os departamentos, o item não foi encontrado, sendo necessário pedir ajuda a um atendente. 

Agora, responda: em qual tipo de estabelecimento você voltaria? Apostamos no primeiro. Pois saiba que é exatamente assim que os consumidores enxergam o seu negócio. 

Eles desejam ganhar tempo, especialmente, quando possuem uma agenda corrida e repleta de compromissos.

Com isso em mente, já podemos partir para a ação e descobrir o que é preciso para conquistar um layout de pet shop impecável. Veja o passo a passo. 

Passo 1: Sinalize

Adicione placas e etiquetas para identificar cada produto e seção dentro de seu estabelecimento.

Nas gôndolas, é importante contar com adesivos visíveis, contendo todas as informações interessantes para o cliente, como o preço, a quantidade e o peso do item; 

Passo 2: Crie categorias

Separe as mercadorias por tipo de pet, montando assim, seções exclusivas para os cães, outras para os gatos, as dos roedores, dos pássaros e por aí em diante.

O ideal é deixar todo o ambiente organizado para evitar confusões e bagunças; 

Passo 3: Destaque

Sabe aqueles produtos de grande saída? Eles devem ser posicionados em um ponto de destaque no espaço.

Também é interessante deixá-los no fundo da loja, para que o cliente percorra todo o corredor e se depare com outros itens, aumentando as suas chances de vender mais;

Passo 4: Tenha uma seção especial

Certos produtos merecem ser organizados em uma seção exclusiva. Esse é o caso das linhas de banho, das rações medicamentosas e demais mercadorias diferenciadas.

Lembre-se que os consumidores que compram esses itens gostam de se sentir especiais, já que, vez ou outra, investem um bom dinheiro em cada compra;

Passo 5: Cuide da circulação

Não deixe de considerar a circulação de pessoas — e de animais — dentro do pet shop. A dica é manter o máximo de acessibilidade entre as gôndolas e as prateleiras.

Nesse sentido, tais estruturas precisam se encontrar em uma altura média para que qualquer cliente consiga alcançar os produtos — estejam eles mais próximos do chão ou no topo;

Passo 6: Priorize a iluminação

Por fim, a iluminação do espaço é um detalhe simples, mas de extrema relevância no layout de pet shop. Prefira utilizar lâmpadas adequadas para evidenciar seções especiais ou produtos de destaque.

Também faça com que o local esteja sempre bem arejado e não descarte o uso da iluminação natural. 

E aí, após essa leitura completa você conseguiu entender qual a importância do layout de pet shop e como colocar essa ideia em prática? Ainda está com alguma dúvida sobre o assunto?

Então, não perca tempo e comente abaixo. Em breve, o nosso time de especialistas irá solucionar a sua questão!

E se estiver procurando os melhores produtos para o seu pet shop, te convidamos a conhecer nosso novo portal de vendas!

2 comments

  1. Bom dia, matéria muito interessante. Maior dificuldade talvez seja encontrar as instalações adequadas ao perfil de cada loja, como também prestadores de serviço que organizem o novo layout.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *