O mercado com foco nos animais de estimação está em alta. Assim, os empreendedores do ramo devem investir no controle de estoque para pet shop e garantir uma experiência de compra impecável, longe de prejuízos. Saiba como!
Você sabia que o controle de estoque para pet shop é um dos principais motivos que tiram o sono de muitos empreendedores?
Isso acontece por uma única razão: muitos deles não sabem como adquirir os produtos certos e, tampouco, conseguem acompanhar os itens que entram e saem de suas lojas.
Logo, eles se tornam incapazes de entender as necessidades de seus consumidores e começam a enfrentar problemas em seus estabelecimentos.
Entre eles, podemos destacar os produtos parados por muito tempo. Ou então, a perda de lotes por conta de má conservação ou vencimento. Nada legal!
Diante disso, é importante não somente entender a relevância do controle de estoque, como também, aprender como colocar essa técnica em prática e aproveitar os seus benefícios.
Inclusive, vamos compartilhar todas essas informações neste post. Se você também deseja se atualizar, acompanhe a leitura e anote tudo!
O que você precisa saber sobre o controle de estoque
De modo geral, o controle de estoque para pet shop consiste em uma ampla gestão de todos os produtos presentes em sua loja ou clínica veterinária.
Esse processo engloba vários fatores, especialmente, o fluxo de mercadorias que entram e saem do empreendimento. Fora isso, ainda podemos citar os seguintes:
- acompanhamento dos dados das compras;
- análise de pedidos;
- expedição;
- armazenamento;
- recebimento de mercadoria;
- satisfação do consumidor;
- giro;
- prevenção de perdas e por aí em diante.
Ao realizá-lo, o gestor garante que o número exato de produtos esteja disponível aos clientes e sempre de modo organizado.
Em outras palavras, é o procedimento necessário para atender à demanda do público de uma forma eficiente e satisfatória.
Um bom controle de estoque consiste em identificar todas as movimentações que ocorrem em uma loja, bem como, a quantidade de cada item presente para a venda.
Aqui, ainda é importante registrar algumas informações para facilitar esse trabalho, como as características dos itens e seus valores.
Qual a importância dessa técnica
Até os gestores com longa experiência, vez ou outra, se esquecem da importância do controle de estoque. Entretanto, em um pet shop, essa atividade deve ser frequente para evitar uma série de danos típicos desse nicho.
Entre os principais problemas que ocorrem quando o controle não é feito corretamente, estão:
- o seu estoque ficará parado e com produtos que não têm boa saída. Em paralelo, os clientes estarão o tempo todo em busca de itens que estão em falta;
- você correrá o risco de perder alguns lotes de mercadorias, tanto por má conservação, quanto por prazo de validade;
- quem não investe no controle de estoque tem grandes chances de adquirir produtos sem um bom retorno financeiro;
- é provável que, sem esses cuidados, você não consiga entender por que um produto vendeu muito em um período e, depois, apresentou uma forte queda na procura;
- você terá maior controle sobre o espaço físico do seu pet shop. Assim, é possível evitar uma grande quantidade de produtos acumulados nas prateleiras, o que também acaba prejudicando a experiência do consumidor;
- será possível fazer a precificação correta, reduzindo custos e possíveis perdas.
Como fazer o controle de estoque para pet shop
Sabendo de todos esses detalhes, você deve estar se perguntando: “como posso realizar o controle de estoque para pet shop com praticidade?”.
A resposta é simples: será preciso seguir alguns passos básicos para garantir compras e vendas certeiras. Veja as nossas recomendações!
Saiba sempre o que há em seu estoque
Não tem jeito, a melhor saída para iniciar seu controle de estoque é ficar sempre de olho nas mercadorias presentes em sua loja.
Para tanto, os gestores mais tradicionais investem na boa e velha planilha do Excel, ou também, em um caderno próprio para registrar essas informações.
Em contraponto, existem várias plataformas disponíveis para quem deseja cumprir essa tarefa com mais comodidade, como a Vetus, que oferece um sistema completo para lojas e clínicas veterinárias.
Ao investir na ideia, você conseguirá checar todas as suas operações financeiras, informações de atendimentos e, inclusive, alguns recursos de marketing e fidelização.
Analise a validade de todos os produtos
Diferentemente do que se pensa, fazer a gestão de um pet shop não se limita à revenda de acessórios, brinquedos e alimentos para os animais de estimação.
Muito além disso, é preciso construir uma boa imagem no mercado, tendo ao lado clientes que confiam e admiram o seu trabalho.
Como isso pode ser alcançado? Além de oferecer um atendimento personalizado e “de primeira”, fique sempre de olho na validade das mercadorias.
Até porque, vender um item fora do prazo de validade pode não apenas fazer mal ao pet, como também, colocar a sua loja sob suspeita e você ainda correrá o risco de sofrer uma denúncia junto aos órgãos responsáveis.
Conte com os melhores fornecedores
Ao longo desse caminho, é imprescindível firmar parcerias com fornecedores renomados no mercado pet. São empresas que contam com uma boa variedade de produtos, prezam pela qualidade e promovem um atendimento completo aos clientes.
E não é só isso: os melhores fornecedores, como a All Pet, também conseguem entregar os pedidos em segurança e sempre dentro do prazo.
Certamente, esse detalhe proporcionará mais tranquilidade e comprometimento com o público.
Como vimos, são muitos os motivos para que você invista no controle de estoque para pet shop. Ao seguir essas dicas, será possível evitar uma série de equívocos, além de conseguir promover a melhor experiência de compra aos seus clientes.
E se gostou do conteúdo, o que acha de começar, desde já, a traçar um bom planejamento e pedir as mercadorias necessárias para o seu negócio? Para isso, basta acessar o portal da All Pet e fazer o seu pedido com total praticidade e agilidade.