Contabilidade para pet shop: você está cuidando das contas da sua loja?

Investir na contabilidade para pet shop é um cuidado imprescindível e que deve ser iniciado o quanto antes. Veja as nossas dicas e saiba como colocar essa atividade em prática.


Quando pensamos na trajetória de um negócio de sucesso, é comum que empresários e gestores acreditem que basta oferecer produtos de qualidade e um serviço diferenciado aos clientes. 

Mas, e se dissermos que não é bem assim? Além de pensar nessas questões, que são extremamente importantes, você deve considerar outros assuntos que dizem respeito à administração de uma empresa. E esse é o caso da contabilidade para pet shop. 

Por se tratar de um estabelecimento bem movimentado, com constante entrada e saída de mercadorias e prestação de serviços, é necessário que todas as atividades sejam muito bem controladas — assim como, seus lucros e despesas.

Será que você imagina o que deve ser analisado ao longo desse processo? Afinal, o que engloba um trabalho de contabilidade para lojas desse ramo? Para sanar de vez as suas dúvidas, confira o post que preparamos especialmente sobre o tema!

Como é o trabalho de contabilidade para pet shop?

Para começar, é importante entender como o trabalho de contabilidade para pet shop é feito. Inicialmente, podemos dizer que essa atividade é composta por duas áreas distintas. Abaixo, vamos entender melhor sobre elas. 

Área contábil 

Nessa parte, os gestores da loja devem escolher um tipo de regime tributário para o estabelecimento. Entre os mais utilizados, destacamos: 

  • o Lucro Real; 
  • o Lucro Presumido; 
  • o Simples Nacional. 

Esse também é o momento exato para fazer o controle dos impostos, montar a folha de pagamento dos funcionários, declarar o faturamento e sair em busca de novas oportunidades tributárias.

Escrituração contábil

A outra área que não pode ser ignorada diz respeito à escrituração contábil da empresa. Em linhas gerais, o termo está ligado à formalização de toda e qualquer movimentação patrimonial ou financeira junto à Receita Federal. 

Nessa etapa, é comum que alguns proprietários de pet shop optem por contar com os serviços de uma consultoria, tendo sempre ao lado um profissional pronto para criar a escrituração contábil de modo prático, eficiente e com o máximo de organização.

Por que é importante investir na contabilidade para pet shop?

Sem dúvida, pensar na contabilidade para pet shop é algo que requer cuidado e muita atenção, prática e dedicação. 

Aliás, qualquer empreendimento, independentemente de seu porte ou área de atuação, precisa ficar de olho em questões que envolvem as possíveis falhas e oportunidades para que a loja continue crescendo e colhendo bons frutos.

Assim, podemos afirmar que as atividades de uma contabilidade para pet shop envolvem uma série de cuidados e atividades imprescindíveis. As principais são:

  • cálculos de precificação dos produtos e análise minuciosa dos custos;
  • acompanhamento das documentações contábeis e legais; 
  • planejamento tributário, composto pela emissão de notas fiscais e o recolhimento de impostos; 
  • gestão dos funcionários e as tarefas envolvidas na folha de pagamento. 

Como fazer uma boa contabilidade para pet shop?

Sabendo de todas essas informações, fica claro que recorrer à contabilidade para pet shop é um cuidado essencial para qualquer empresa — seja ela nova no mercado, experiente, de pequeno ou grande porte. 

Agora, na hora de “arregaçar as mangas” e exercer essa função, existem aqueles que mal sabem por onde começar. Afinal, quais são os pontos mais importantes durante essa etapa e como analisá-los? Abaixo, contamos mais!

Acompanhe os impostos

De acordo com o regime tributário escolhido, os impostos da sua loja podem mudar. Como mencionamos, esse tipo de negócio pode atuar de várias maneiras, seja como Simples Nacional ou com Lucro Real. 

O primeiro caso é indicado para negócios de micro ou pequeno porte e que apresentam, em média, um faturamento equivalente a R$ 4,8 milhões por ano. 

O Lucro Real, por sua vez, apresenta uma tributação oscilante que é calculada com base no lucro líquido obtido em suas vendas. Há ainda, o famoso Lucro Presumido, que conta com uma tabela fixa de tributos, dependendo de cada atividade exercida no estabelecimento. 

Dica All Pet

Independentemente do regime escolhido, procure se manter atento às modificações tributárias e aos produtos e serviços que são diariamente ofertados em seu pet shop.

Desse modo, você conseguirá saber, exatamente, como vai o desempenho do negócio e como tomar as melhores decisões em momentos de dúvida.

Não fique no vermelho

Se você não deseja se endividar, é essencial realizar uma gestão financeira completa. Aqui, é necessário traçar os seus custos fixos — que são aqueles de todos os meses.

Ao identificá-los, será possível determinar todos os gastos básicos do estabelecimento e, a partir disso, analisar o valor mínimo para o seu faturamento ideal. 

Pensar nessas questões é primordial, principalmente, porque servirá para evitar gastos desnecessários ou surpresas indesejadas no futuro. Para não ter erro, crie uma planilha completa, sinalizando cada um deles e, se possível, compartilhe esse material com seus sócios e gerentes. Veja alguns exemplos:

  • pagamento dos colaboradores; 
  • aluguel do espaço onde a loja está localizada; 
  • valores destinados ao pagamento da conta de luz; 
  • valores da conta de água; 
  • despesas com telefone e celular; 
  • gastos com serviço de internet. 

Obviamente, existem outros pontos que exigem um cuidado maior. Esse é o caso da atenção ao fluxo de caixa. Isso porque, o pet shop pode apresentar algumas despesas repentinas ao longo do caminho. 

Pode ser a necessidade de realizar um reparo em alguma prateleira, pintar a fachada da empresa ou até contratar algum tipo de serviço extra. Todos esses gastos precisam estar devidamente detalhados no seu fluxo de caixa, para que não acabem prejudicando o seu controle financeiro. 

Depois, tenha cuidado com a gestão de estoque, para que todas as “entradas e saídas” sejam acompanhadas de modo adequado e satisfatório.

E aí, após essa leitura detalhada sobre a contabilidade para pet shop, você se sente mais preparado para se organizar e analisar todo o lucro que a sua loja vem conquistando? 

Lembre-se de sempre continuar por dentro desse tema e ir se atualizando. Investir em serviços contábeis terceirizados também é uma excelente medida para ter mais praticidade. 

Caso você queira conferir outro conteúdo exclusivo como esse, aproveite o momento para descobrir como montar um pet shop em 5 passos!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *