Quer saber como criar um layout de pet shop perfeito e pronto para encantar o público? Neste post, te contamos dicas exclusivas e que vão alavancar seu negócio!
A cada dia, a concorrência está mais acirrada. E no mercado dos animais de estimação, esse cenário não é diferente.
Diante disso, e para conseguir driblar a situação, os gestores precisam investir não somente em estratégias capazes de vender mais, como também em ações próprias para aprimorar a experiência do consumidor.
Uma delas diz respeito ao layout de pet shop.
Ou seja, você deverá conferir se o seu negócio está bem localizado e, inclusive, se o ambiente está otimizado para atrair os potenciais clientes e facilitar as compras.
Contudo, para traçar essa ação, é necessário ter muito cuidado e informações sólidas, caso contrário, todo o processo de compra poderá ser prejudicado.
Daqui para frente, é interessante pensar na circulação de pessoas, em como os produtos estão dispostos e, até mesmo, na organização dos itens — que deve ser impecável. Inclusive, caso não faça ideia de como começar, tudo bem.
Abaixo, vamos te contar como caprichar no layout de pet shop e garantir uma clientela mais e mais fiel. Vamos lá!
Afinal, o que é um layout de loja?
Em linhas gerais, o layout de pet shop diz respeito a uma série de elementos que, juntos, ajudam a aumentar as vendas do negócio. Entre os quesitos indispensáveis estão:
- a fachada: é necessário contar com uma área externa acolhedora e pronta para atrair a atenção do público. Invista em portas grandes, inclua pontos de acesso para pessoas com mobilidade reduzida e capriche na paleta de cores;
- interior: o interior precisa ter excelente iluminação e infraestrutura. Na parte de dentro, o foco deve ser nos produtos e, para tanto, é possível remover uma ou duas paredes com o objetivo de ampliar o local;
- circulação: não adianta seguir todos os requisitos anteriores, se os clientes não conseguem caminhar tranquilamente dentro da loja. Assim, é necessário facilitar o percurso dos consumidores, deixando os produtos bem localizados para que sejam encontrados com rapidez;
- iluminação: a luz também pode ajudar a valorizar certos itens e, inclusive, destacar as gôndolas que armazenam os produtos de maior procura na loja.
Qual a importância de um bom layout de pet shop?
São várias as razões que levam os empreendedores a capricharem no layout de pet shop.
Ao abraçar a ideia e criar um ambiente organizado de forma inteligente, é possível estimular a venda, transmitir uma sensação de bem-estar ao público e, consequentemente, se destacar no setor.
Desse modo, podemos resumir os pontos positivos em:
- possibilidade de melhorar a venda de determinados produtos;
- reforçar uma imagem positiva da marca;
- mostrar ao público que a sua loja é organizada e comprometida com o serviço prestado;
- aumentar as vendas de modo geral, uma vez que os usuários conseguirão encontrar os itens com facilidade e agilidade, sem procurar a concorrência.
Quais os truques para acertar na organização do layout de pet shop?
Vamos fazer um exercício básico. Imagine, por alguns instantes, que você é um cliente e acaba de entrar em uma loja.
Agora, considere duas situações distintas: na primeira, foi possível identificar o produto desejado rapidamente, sem perder muito tempo. Na segunda, mesmo após andar por todos os departamentos, o item não foi encontrado, sendo necessário pedir ajuda a um atendente.
Agora, responda: em qual tipo de estabelecimento você voltaria? Apostamos no primeiro. Pois saiba que é exatamente assim que os consumidores enxergam o seu negócio.
Eles desejam ganhar tempo, especialmente, quando possuem uma agenda corrida e repleta de compromissos.
Com isso em mente, já podemos partir para a ação e descobrir o que é preciso para conquistar um layout de pet shop impecável. Veja o passo a passo.
Passo 1: Sinalize
Adicione placas e etiquetas para identificar cada produto e seção dentro de seu estabelecimento.
Nas gôndolas, é importante contar com adesivos visíveis, contendo todas as informações interessantes para o cliente, como o preço, a quantidade e o peso do item;
Passo 2: Crie categorias
Separe as mercadorias por tipo de pet, montando assim, seções exclusivas para os cães, outras para os gatos, as dos roedores, dos pássaros e por aí em diante.
O ideal é deixar todo o ambiente organizado para evitar confusões e bagunças;
Passo 3: Destaque
Sabe aqueles produtos de grande saída? Eles devem ser posicionados em um ponto de destaque no espaço.
Também é interessante deixá-los no fundo da loja, para que o cliente percorra todo o corredor e se depare com outros itens, aumentando as suas chances de vender mais;
Passo 4: Tenha uma seção especial
Certos produtos merecem ser organizados em uma seção exclusiva. Esse é o caso das linhas de banho, das rações medicamentosas e demais mercadorias diferenciadas.
Lembre-se que os consumidores que compram esses itens gostam de se sentir especiais, já que, vez ou outra, investem um bom dinheiro em cada compra;
Passo 5: Cuide da circulação
Não deixe de considerar a circulação de pessoas — e de animais — dentro do pet shop. A dica é manter o máximo de acessibilidade entre as gôndolas e as prateleiras.
Nesse sentido, tais estruturas precisam se encontrar em uma altura média para que qualquer cliente consiga alcançar os produtos — estejam eles mais próximos do chão ou no topo;
Passo 6: Priorize a iluminação
Por fim, a iluminação do espaço é um detalhe simples, mas de extrema relevância no layout de pet shop. Prefira utilizar lâmpadas adequadas para evidenciar seções especiais ou produtos de destaque.
Também faça com que o local esteja sempre bem arejado e não descarte o uso da iluminação natural.
E aí, após essa leitura completa você conseguiu entender qual a importância do layout de pet shop e como colocar essa ideia em prática? Ainda está com alguma dúvida sobre o assunto?
Então, não perca tempo e comente abaixo. Em breve, o nosso time de especialistas irá solucionar a sua questão!
Bom dia, matéria muito interessante. Maior dificuldade talvez seja encontrar as instalações adequadas ao perfil de cada loja, como também prestadores de serviço que organizem o novo layout.