Aprenda como montar um pet shop organizado em 5 passos

Não sabe como montar um pet shop organizado e alcançar melhores resultados no ramo? Veja as nossas dicas e otimize os seus resultados!


Quem deseja ser um empreendedor de sucesso no ramo de pet shop, precisa estar sempre de olho em seu negócio e em busca de estratégias para tornar a gestão mais simples, prática e eficiente. Uma boa solução, é aprender como montar um pet shop organizado.

Aqui, não estamos falando apenas de manter os seus produtos devidamente alinhados nas gôndolas e prateleiras, mas também, de saber administrar bem o tempo e preparar o seu time de colaboradores para estarem sempre preparados para os próximos desafios.

Tomar essas atitudes é um passo que exigirá o máximo de atenção e dedicação. Mas não se preocupe. Neste post, você encontrará dicas práticas que serão extremamente úteis em sua trajetória e ajudarão a fazer com que a sua loja decole. Vamos lá!

1. Mantenha a equipe bem organizada

Sem dúvida, um dos principais problemas em um pet shop diz respeito à gestão da equipe. Em diversas situações, os colaboradores não conseguem desempenhar as suas funções de maneira satisfatória e começam a apresentar baixa produtividade. É claro que essa mudança também pode comprometer o seu caixa no fim do mês e, em alguns momentos, até a imagem da loja no mercado.

Para driblar esses obstáculos, não tem segredo. A primeira recomendação é analisar quais atividades cada funcionário precisará exercer e, a partir disso, delegá-las de maneira igualitária.

Nessa etapa, é necessário que toda a equipe toda esteja bem preparada para solucionar qualquer problema, portanto, um treinamento completo pode ser bem-vindo.

Com esse truque, os funcionários estarão sempre em sintonia e conseguirão cumprir as suas obrigações sem que a agenda do dia fique bagunçada.

2. Cuide do fluxo de caixa todos os dias

Será que existe algo pior para um negócio, do que não ter o controle exato de seus gastos e lucros? Difícil! Quando isso acontece, você não somente perderá a tranquilidade, como também, não conseguirá identificar as ações que estão dando bons resultados.

E o melhor caminho para que isso não ocorra, é fazer o fluxo de caixa todos os dias. Lembre-se de registrar toda e qualquer movimentação — independentemente das quantias que entraram e saíram.

Se possível, separe essas despesas em uma planilha em diferentes categorias, para que você tenha facilidade na hora de identificar os seus rendimentos.

Desse modo, você poderá analisar de perto qual o status financeiro da sua loja, sem sofrer surpresas desagradáveis nos meses seguintes.

3. Invista em recursos que otimizem a rotina

Outra solução para montar um pet shop organizado, é investir em recursos que melhorem o cronograma da sua loja. Hoje em dia, uma alternativa bacana é o sistema de busca e entrega. Como você já deve ter notado, a chegada de muitos animais em um mesmo horário pode comprometer — e muito — a dinâmica do estabelecimento.

E para não correr o risco de rejeitar certos clientes e perder uma venda, considere agendar todos os horários com antecedência. Dependendo da infraestrutura do seu negócio, também existe a possibilidade de contar com funcionários exclusivos para buscar os pets em suas casas e, posteriormente, devolvê-los aos seus donos assim que o banho ou a tosa forem finalizados.

Entre os consumidores, esse é um grande diferencial. Até porque, assim como desejamos ter mais tempo livre na agenda, eles também. Para facilitar, o mercado de software conta com inúmeros programas com foco nessa finalidade e que foram desenvolvidos especialmente para melhorar a rotina dos profissionais.

4. Saiba quem são os seus clientes

De nada adianta seguir todas as recomendações anteriores se, na prática, você não se preocupa com quem mais importa para o seu negócio: o cliente. Se o seu objetivo é conquistar mais segurança e tranquilidade, é preciso ter uma boa perspectiva do cenário financeiro da sua loja pelas próximas temporadas.

É neste momento que a fidelização do público faz toda a diferença. Costumamos falar que “não se mexe em time que está ganhando” — e, por que não levar esse pensamento para o seu negócio? Comece olhando para os seus consumidores que já compram os seus produtos e serviços e, com essa informação em mente, crie uma lista com o nome e o contato de cada um deles.

Depois, vale lançar programas de fidelidade, descontos exclusivos e outros mimos que ajudarão a deixá-los mais próximos da sua marca. Também não se esqueça de aproveitar as ferramentas digitais, que é caso do e-mail marketing. Por esse canal, conseguimos enviar notícias, dicas e até cupons de ofertas.

5. Organize os produtos do seu pet shop

Agora, chegou a vez de aprender como cuidar das mercadorias da sua loja. Tenha em mente que manter os produtos bem dispostos nas prateleiras é imprescindível para que o ambiente fique mais agradável, assim como, os clientes se sintam mais atraídos e consigam realizar as compras com facilidade.

Se ainda não souber como realizar esse processo, tudo bem. A seguir, separamos alguns passos simples, mas que ajudarão você a posicionar cada item corretamente no espaço. Anote!

  • Separe os itens por tipo de animal: ajude os clientes a encontrar os itens com facilidade, criando prateleiras especiais para cachorros, gatos, pássaros e assim por diante;
  • Não foque apenas nos cães: o setor voltado para os cachorros é o maior do mercado, mas isso não quer dizer que você deva se esquecer dos outros pets. Os gatos, por exemplo, merecem um setor exclusivo, repleto de produtos que consigam atender a essa demanda;
  • Deixe as prateleiras cheias: vitrines vazias transmitem uma péssima imagem, fazendo os clientes pensarem que a sua loja é mal organizada ou sem estoque. Faça com que os locais fiquem sempre cheios e com uma boa variedade de produtos;
  • Valorize os elementos de alto giro: são os itens mais procurados pelos consumidores e que devem ganhar um lugar de destaque em suas prateleiras. Uma dica, é colocá-los em ilhas ou no fundo do pet shop, para que o público caminhe por todo o espaço até encontrá-los.

E aí, conseguiu aprender como montar um pet shop organizado? Comece a colocar essas dicas em prática desde já e, em pouco tempo, você perceberá os efeitos positivos das suas ações.

Se tiver interesse em ter acesso aos melhores produtos para o seu pet shop, também te convidamos a conhecer nosso novo Portal de Vendas!

One comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *