Pensando em alavancar o seu negócio? Confira dicas de marketing digital para pet shop e saia na frente da concorrência!
O que acha de começar a investir em técnicas de marketing digital para pet shop? Isso mesmo! Nos últimos anos, com o aumento significativo da concorrência, empreendedores de todos os segmentos vêm aproveitando ao máximo os recursos do universo digital para atrair o público e, consequentemente, vender mais.
Com as estratégias certas, você conseguirá conhecer a fundo o seu cliente ideal e as suas principais necessidades, traçando estratégias cada vez mais sólidas e eficientes para estreitar esse relacionamento e oferecer um serviço de primeira.
No entanto, será preciso seguir alguns truques para, de fato, construir uma parceria duradoura. Diante disso, o nosso time de especialistas criou um post com as melhores ações para as clínicas e pets shops que desejam aproveitar o marketing digital e ganhar notoriedade no ramo.
Vamos lá?
1. Marketing Digital para Pet Shop: Conheça o seu cliente ideal
O primeiro passo para traçar as melhores estratégias de marketing para pet shop é, simplesmente, se aprofundar no perfil do seu cliente. Sem conhecer o seu público, ficará difícil entender o que ele pensa, as suas preferências e, até mesmo, quais as suas expectativas durante um atendimento.
Assim, comece criando um levantamento de buyer personas. Funciona assim: investigue as principais características de seus consumidores e, a partir disso, trace os dados até encontrar algumas semelhanças. Entre os fatores que não podem ficar de fora, destacamos:
- a faixa etária;
- a localização;
- o grau de ensino;
- a ocupação;
- os principais hobbies.
Sabendo disso, você conseguirá identificar a melhor linguagem para se comunicar com essas pessoas, assim como, quais os assuntos mais relevantes para serem compartilhados em suas páginas nas redes sociais. Bem bacana!
2. Marketing Digital para Pet Shop: Esteja presente nas redes sociais
De nada adianta conhecer todas as características do seu público-alvo se, no fim, você não utiliza essas informações a seu favor.
Depois de conhecer melhor quem você precisa impactar, é de extrema importância garantir uma boa presença online. Aqui, aquela máxima do “quem não é visto, não é lembrado” faz todo sentido.
Logo, será necessário criar perfis nas redes sociais em que a sua audiência mais está presente. Pode ser no Instagram, no Facebook ou, até mesmo, no LinkedIn. Lembre-se de compartilhar conteúdos relevantes e que sejam, de fato, valiosos para os usuários. Tente interagir mais e mais com os seus seguidores.
Além de divulgar os produtos e serviços do seu estabelecimento, é valioso publicar dicas sobre o universo pet, notícias diversas e as principais tendências do setor.
3. Firme boas parcerias
Quando o assunto é marketing digital para pet shop, outro truque indispensável diz respeito às parcerias. Hoje em dia, essa estratégia tem sido uma das principais utilizadas para ganhar destaque e solucionar os problemas do seu consumidor.
Imagine, por exemplo, que a sua buyer persona possui um perfil bem atualizado e está sempre em busca de oferecer alimentos saudáveis aos seus bichinhos de estimação.
Desse modo, existe a possibilidade de encontrar fornecedores de alimentação que se enquadram nesse contexto e, com isso, oferecer descontos para que os seus clientes encontrem uma ração ou petisco de qualidade.
E mais!
Fora isso, existem outras soluções que podem ser aplicadas. Percebeu que os seus clientes possuem uma rotina agitada e, normalmente, passam boa parte do dia fora de casa?
Nesse caso, fazer parcerias com empresas de monitoramento ou com profissionais de dog walking são ótimas opções. Deixe a criatividade falar mais alto para analisar as possibilidades que o mercado consegue oferecer!
4. Envie e-mails marketing
Há tempos, o e-mail marketing vem sendo utilizado por muitas empresas — inclusive, as de grande renome. Após um longo período sendo visto com maus olhos por conta dos profissionais que o utilizavam de maneira inadequada, foi graças ao avanço do marketing digital que esse recurso voltou a ser integrado aos principais planejamentos estratégicos.
Agora, ele é percebido como uma maneira acessível, prática e satisfatória de fortalecer a comunicação e o relacionamento entre a empresa e seus consumidores. Uma opção para os iniciantes, é realizar o cadastro de clientes e, com isso, enviar conteúdos periodicamente em suas caixas de e-mail.
Contudo, não basta disparar mensagens despretensiosas e sem nenhum tipo de planejamento. Daqui para frente, será preciso seguir um cronograma de envios, pensar nos melhores assuntos e, assim, garantir uma boa conexão com os clientes.
Existem algumas “boas práticas” que devem ser seguidas antes mesmo de colocar o seu plano em ação. Veja as principais:
- não envie e-mails à noite ou nos fins de semana; procure não programar nenhum envio para as segundas-feiras, já que este costuma ser um dia bem corrido;
- agende o disparo de e-mails para o período comercial: das 9h às 18h;
- não “bombardeie” os seus clientes com e-mails, caso contrário, eles irão te colocar na “caixa de spam”;
- jamais envie e-mails para clientes que não preencheram um cadastro ou não autorizaram essa ação.
Dica extra
Por fim, você precisará acompanhar todos os resultados obtidos em suas ações de e-mail marketing. Analise detalhadamente as métricas de suas campanhas, assim como, os seus possíveis retornos.
Existem vários elementos que devem ser considerados nessa jornada. Os mais importantes para o sucesso de sua estratégia são:
- taxa de abertura;
- taxa de cliques nos anúncios;
- percentual de entrega.
Em geral, as porcentagens acima de 30% são consideradas como retornos positivos. Também é interessante utilizar algumas ferramentas próprias para fazer essa análise e os disparos, como é o caso do MailChimp em sua assinatura gratuita.
E aí, com essas dicas de marketing digital para pet shop você acredita que conseguirá se destacar no mercado e fazer com que a sua loja fique ainda mais conhecida?
Caso tenha alguma dúvida ou queira dividir outras recomendações conosco, aproveite para comentar no post. Vamos adorar conhecer o seu ponto de vista!