O nicho de cuidados com os animais é um dos que mais crescem no Brasil.
Contudo, isso não significa que você deva “relaxar” e deixar de superar os desafios desse mercado. Mesmo com tamanho sucesso, existem vários erros na gestão do pet shop, que são relativamente comuns e, muitas vezes, passam despercebidos entre os melhores empreendedores.
Como sabemos, todo tipo de negócio merecem atenção máxima ao longo de seu gerenciamento.
Daqui para frente, é interessante aprofundar o seu conhecimento e começar a investir em estratégias eficazes para que a sua loja não fique para trás — especialmente se tratando de períodos de crise financeira.
Quais são esses problemas? É o que abordamos no post de hoje.
Para continuar por dentro e evitar dor de cabeça em um futuro não muito longe, continue acompanhando a leitura e anote algumas recomendações que farão toda a diferença em seu desempenho!
1. Não apostar na variedade de produtos
Podemos dizer que não existe nada mais desmotivador para um cliente, do que encontrar sempre a mesma oferta de produtos ao visitar um pet shop.
Como você já deve saber, esse segmento é extremamente dinâmico e, de tempos em tempos, os tutores são surpreendidos com tendências diferenciadas para agradar os seus bichinhos de estimação.
Um erro muito comum cometido pelos gestores, é manter as suas prateleiras e gôndolas vazias, ou também, sem uma boa variação de itens para que o consumidor se sinta atraído e motivado a finalizar uma compra.
Quando isso acontece, o seu público não somente se afastará, como também, os seus lucros mensais sofrerão uma redução significativa, prejudicando a imagem da marca no setor.
Quer mudar o cenário?
Comece a investir em diversos itens para expor sem suas prateleiras, inclusive, aqueles que estão em alta no momento.
Tapetinhos higiênicos, rações secas e úmidas, snacks, acessórios e, claro, os tradicionais brinquedos e itens de beleza fazem toda a diferença.
2. Não treinar o seu time de funcionários
De nada adianta contratar excelentes profissionais para trabalharem no pet shop se, no fim, eles não estão devidamente treinados para atender ao seu tipo de público.
Ao esquecer desse detalhe, você correrá o risco de cometer diferentes erros em um atendimento, espantar a clientela e, até mesmo, precisar gastar com demissões e novas contratações.
Para reforçar a sua imagem, o caminho ideal é contar com uma equipe de colaboradores devidamente alinhados, prontos para absorver qualquer demanda, transmitir o perfil da sua empresa e manter um código de conduta.
Nessa etapa, sugerimos que o trabalho comece ainda na seleção dos profissionais. Priorize as pessoas que sejam simpáticas, empáticas, com alto poder de comunicação e, claro, apaixonadas pelos animais.
Lembre-se também de treiná-los com frequência, já que sempre existem produtos e técnicas novas para serem implementados nesse nicho. E, se possível, faça com que o seu time esteja motivado na maior parte do tempo.
Oferecer recompensas, reconhecimentos e promoções é a melhor estratégia para alcançar esse efeito.
3. Não prezar pelo atendimento personalizado
Com o avanço do estilo de vida moderno e o aumento de ofertas no mercado, os clientes estão mais informados do que nunca. Detalhe este, que fez com que as suas exigências triplicassem, os levando a preferir fechar negócios com marcas que prestam um serviço de qualidade e personalizado.
Agora, eles não querem mais ser vistos como meros números, mas sim, como consumidores únicos e responsáveis por formar relacionamentos sólidos com determinadas empresas.
É justamente esse tipo de pensamento que você precisará seguir se não quiser mais cometer erros na gestão do pet shop.
A chave para o sucesso é compreender os anseios do público e, em seguida, identificar formas de solucionar os seus problemas.
Mesmo que o seu dia a dia esteja agitado, a dica é sempre investir algum tempo para fidelizar a clientela. Tanto em sua loja física, quanto nas redes sociais, preze pela simpatia e cordialidade.
De preferência, também chame os bichinhos de estimação pelos seus devidos nomes, tornando, assim, o atendimento mais carinhoso e humanizado.
4. Não organizar a agenda
Acredite ou não: as questões que envolvem uma agenda mal organizada ainda são frequentes entre muitos empreendedores de pet shop.
Por conta da rotina de trabalho conturbada, os profissionais se esquecem de confirmar as consultas do dia, manter todos os atendimentos anotados ou, até mesmo, passam a agendar banhos e demais serviços em horários ou dias equivocados — sem conferir, previamente, se os demais colaboradores possuem tempo disponível para o trabalho.
Consequentemente, tal conduta afeta diretamente a gestão de um negócio, podendo resultar na perda dos clientes e transmitir uma ideia de desorganização ao público.
Ou seja: nada legal!
Para que esse cenário não se torne frequente, uma boa solução é tentar automatizar as suas atividades, optando por ferramentas digitais capazes de manter os agendamentos em dia, enviar lembretes e informar todos os profissionais do seu time.
Dica da All Pet
Existem várias opções que cumprem essa necessidade, como o SimplesVet, o Pet Shop Control e o VetWork.
Na maioria deles, há a possibilidade de cadastrar fichas de clientes, gerenciar o estoque, emitir notas fiscais e muito mais!
5. Não proporcionar benefícios aos clientes
Antes de finalizar, gostaríamos de ressaltar a importância de oferecer vantagens ao público. Ainda que o seu pet shop seja o melhor da região, reconhecido por um banho e tosa de primeira e excelente variedade de produtos, é interessante que os seus consumidores estejam sempre engajados com a marca.
Como isso pode ser realizado?
Já adiantamos que é bem simples: investindo em vantagens exclusivas para justificar as escolhas do consumidor.
Para exemplificar, destacamos os descontos, os brindes para compras acima de um determinado valor, os tradicionais cartões fidelidade, o delivery de pet gratuito e por aí em diante.
Coloque a sua criatividade para funcionar. Quando mais inovador — e atrativo — for o benefício, maiores serão as suas chances de fidelizar um cliente e aumentar a sua base de contatos. No fim das contas, o seu caixa agradecerá.
Após essa leitura, esperamos que tenha ficado claro quais são os principais erros na gestão do pet shop e como parar de cometê-los rapidamente.
Seguindo essas recomendações, o seu negócio terá mais chances de decolar e se destacar, mesmo durante períodos financeiros conturbados.
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As dicas são maravilhosas!!!!