Vai comprar produtos para pet shop? 4 erros a serem evitados

Repor o estoque é essencial. Mas, ao comprar produtos para pet shop, você precisará tomar cuidados para evitar prejuízos e aumentar as vendas. Veja quais são eles!


Fazer o gerenciamento de uma loja exige cuidados e uma série de procedimentos especiais. Nesse processo, o empreendedor precisará ficar de olho em várias etapas, que vão desde o planejamento financeiro, até o atendimento personalizado ao cliente.

E um ponto indispensável ao longo dessa empreitada, diz respeito ao estoque.

Ao comprar produtos para pet shop, você precisará ter um controle minucioso, especialmente, no que diz respeito aos medicamentos e alimentos. 

Apresentando alta demanda, o setor é um dos que mais crescem no mercado.

Mesmo assim, e para conseguir sair na frente da concorrência, é interessante contar com um gestor eficiente e que saiba aproveitar ao máximo os recursos e oportunidades disponíveis. E esse cuidado é ainda maior quando falamos de um negócio de grande porte. 

Aqui, vale lembrar que empreendimentos de todos os tipos podem correr o risco de cometer deslizes. Porém, é claro que você não deseja viver uma situação como essa.

Para começar 2021 com o pé direito e comprar produtos para pet shop de uma forma certeira, continue conosco nesta leitura e anote essas recomendações especiais. Vamos lá?

#1 Não se planejar

Sem dúvida, a ausência de um bom planejamento pode comprometer – e muito – os resultados de um pet shop. Basicamente, podemos dizer que esse cuidado é a base de qualquer empreendimento e, sem realizá-lo, os seus projetos podem ser muito prejudicados. 

Tal atenção deve ser aplicada em diversos setores do negócio, especialmente, no estoque – a fim de evitar perdas e impedir que a sua imagem seja prejudicada no mercado. 

Durante essa etapa, você precisará considerar não apenas os fatores que envolvem a estrutura da loja, mas principalmente, aquelas que dizem respeito ao financeiro e administrativo. 

Comece, por exemplo, analisando se o espaço possui capacidade suficiente para preservar os insumos estocados, principalmente aqueles que possuem prazos curtos de validade.

Depois, trace um panorama de entrada e saída de pedidos, para não acabar comprando mercadorias a mais ou a menos do que a sua demanda. 

#2 Não ter um bom diferencial

Verdade seja dita: não é difícil encontrar um pet shop por aí – ainda mais, em uma grande cidade. Por ser um nicho de alto crescimento, são muitas as lojas que estão atuando e se expandindo no segmento. Logo, a concorrência também é grande. 

Diante disso, para se sair bem nessa área, você precisará contar com um bom diferencial, seja nos serviços ou itens oferecidos. 

Para ilustrar, vamos falar sobre o momento de comprar produtos para pet shop. Nessa fase, procure fechar negócios com empresas renomadas, com boa reputação e que trabalhem com insumos de excelente procedência. 

Fora isso, é válido ficar de olho nas tendências e, se possível, fugir do óbvio. Para os próximos meses – e anos -, a expectativa é que os consumidores saiam em busca de produtos orgânicos, veganos e mais saudáveis. Isso vale tanto para as rações, quanto para os snacks. 

Dica extra

Jamais abra mão de parcerias com bons fornecedores. Para alcançar o sucesso, será preciso ter ao lado empresas com os objetivos alinhados aos seus e que estejam prontas para suprir o seu estoque com o que há de melhor no segmento pet.

Um bom parceiro também impedirá que ocorram atrasos nas entregas de mercadorias, o que pode deixar os seus clientes “a ver navios”. 

#3 Não contar com tecnologias especiais

O mercado está em constante transformação e, em um mundo tão conectado, contar com recursos tecnológicos é essencial para o sucesso dos negócios. Ao fazer o planejamento e o controle do estoque, invista no uso de softwares para que esses processos se tornem mais simples e eficazes. 

O lado bom é que existem inúmeras ferramentas disponíveis para quem deseja melhorar seus resultados. São programas que contam com back-up e uma série de recursos integrados, proporcionando segurança e tranquilidade no decorrer de cada tarefa. 

Ao investir na ideia, você protegerá os dados e evitará que eles sejam perdidos. Em vez disso, as informações ficarão salvas e sempre acessíveis para análises. 

Em linhas gerais, eles contribuem para que o seu planejamento de estoque se torne impecável a curto e longo prazo. Você ainda poderá checar seu histórico financeiro, como também, verificar quais são os produtos de menor e maior saída e quais os problemas estratégicos que podem ser contornados. As nossas sugestões são:

#4 Não treinar a equipe de vendedores

De nada adianta adquirir os melhores e mais modernos produtos se, no fim, o seu time de vendas não está pronto para oferecê-lo ao público.

De tempos em tempos, existem novas técnicas que devem ser oferecidas aos profissionais de uma equipe, que, posteriormente, irão transmitir aos clientes que buscam por novidades. 

Uma vez que um profissional esteja atualizado, ele conseguirá passar as melhores informações aos consumidores, fazendo com que os mesmos se encantem e se sintam confortáveis no momento da venda.

Como resultado, a sua loja se tornará uma referência em atendimento, atraindo cada vez mais os usuários a conhecerem o que você pode proporcionar. 

Entretanto, esse treinamento não deve se limitar somente ao conhecimento técnico do vendedor – mas sim, em mecanismos de vendas, além de alguns recursos motivacionais.

Se quiser continuar obtendo bons retornos, mantenha a sua equipe sempre estimulada, oferecendo recompensas e reconhecimento. 

Em paralelo, não deixe de criar um código de conduta, para que todos os profissionais tenham o mesmo comportamento em relação ao consumidor. Nesse processo, você pode determinar algumas questões, como: 

  • o que evitar durante um atendimento; 
  • o tipo de atitude que não é tolerada; 
  • o objetivo do time de vendas; 
  • os pontos que devem se destacar durante um atendimento, etc. 

Viu só? Com essas informações, você terá mais confiança ao comprar produtos para pet shop, sem correr o risco de sofrer prejuízos severos e demais complicações no futuro. A sua loja agradecerá! 

E caso tenha gostado das recomendações e queira continuar acompanhando outros métodos incríveis como esses, aproveite o momento para curtir as nossas páginas no Facebook e Instagram. Te esperamos lá!

Caso tenha interesse, também te convidamos a conhecer nosso novo portal de vendas!

2 comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *