Em época de Coronavírus, vários setores vêm enfrentando uma forte crise. Felizmente, esse não é o mesmo cenário para quem atua no segmento de produtos e serviços voltados para os animais domésticos.
Na contramão de outras previsões, a expectativa é que esse nicho continue faturando e permaneça estável até o fim de 2020.
E caso você tenha um negócio, este também é um bom momento para conferir quais são as tendências do mercado pet para esse ano.
Esse setor é um dos mais dinâmicos que existem.
A cada temporada, diversas novidades são lançadas para atrair o público e, inclusive, se adaptar às necessidades desses consumidores tão exigentes.
Espaços com credencial pet friendly, fórmulas sustentáveis e comidinhas saudáveis estão no topo da nossa lista.
Que tal saber mais sobre essas possibilidades e alavancar o seu negócio daqui para frente?
Neste post, contamos tudo sobre as grandes oportunidades que esse segmento tão interessante poderá nos oferecer.
Acompanhe!
Tendências do mercado Pet para 2020: Produtos ecologicamente corretos
Já faz um tempo que diferentes nichos do mercado vêm abordando a pauta da sustentabilidade. E com o universo pet, isso não seria diferente.
Pensando em oferecer o melhor aos seus companheiros fiéis, muitos donos desenvolveram uma preocupação a respeito dos produtos que serão consumidos diariamente pelos peludos.
A partir disso, uma boa parcela desses tutores está investindo em itens que sejam mais saudáveis e, inclusive, menos nocivos ao meio ambiente.
Como exemplo, podemos citar os itens recicláveis, como as caminhas ou tapetes higiênicos produzidos a partir de pneus sem utilidade.
Mas não acaba aí. Por ser bastante versátil, esse mercado ainda conta com arranhadores para gatos fabricados em madeira de demolição e os famosos produtos de higiene com ação biodegradável.
Shampoos, condicionadores e sabonetes são bons exemplos.
Tendências do mercado Pet para 2020: Comidinhas e snacks 100% naturais
Seguindo a mesma proposta anterior, vale a pena ressaltar a febre das comidinhas e petiscos mais saudáveis.
Recentemente, pessoas do mundo inteiro estão preferindo seguir um lifestyle mais saudável, evitando consumir em peso os populares fast foods ou as comidas ultraprocessadas.
E como consequência, esse efeito acabou afetando o segmento dos animais de estimação. Se antes, os tutores não viam problemas em adquirir qualquer marca de ração ou de snacks, agora, essa situação está mudando.
Para oferecer total bem-estar aos bichinhos, esses consumidores estão adotando os hábitos saudáveis como um “mantra de vida” — optando sempre por alimentos orgânicos, vegetarianos e ricos em nutrientes.
Tendências do mercado Pet para 2020: Banho e tosa com mais comodidade
Ainda que algumas pessoas estejam em casa, a verdade é que a rotina de uma boa parcela dos brasileiros continua extremamente agitada.
Com tantas tarefas a cumprir, é difícil que os tutores encontrem um tempo livre para levar os seus animais de estimação até um pet shop para fazer o banho e tosa — mesmo no caso de agendamentos realizados nos fins de semana.
Diante dessa necessidade, uma das principais tendências do mercado pet para 2020 é, sem dúvida, o banho e tosa móvel. Funciona assim: o cliente entra em contato com o estabelecimento e, a partir de um horário marcado, os profissionais vão até a sua residência para dar banho ou tosar o bichinho.
Ou também, existe a possibilidade de realizar um delivery pet, que consiste em buscar o cão ou gato, levá-lo até o pet, realizar os procedimentos necessários e, em seguida, devolvê-lo ao dono com o máximo de segurança e comodidade.
Incrível, não?
Tendências do mercado Pet para 2020: Dog walker e adestramento
Quem trabalha no ramo de pets, certamente, já ouviu falar no dog walker.
Relativamente nova, essa profissão se baseia em passear com os animais que precisam se movimentar para continuar com a saúde física e mental em dia.
Tal especialista pode ser acionado em diversas situações — quando um tutor não possui tempo para as caminhadas, ou também, quando o mesmo passa boa parte do tempo fora de casa.
É aí que entra o dog walker. Uma vez contratado, o profissional vai até a residência e busca o animal de estimação para dar uma volta.
Tal atividade ainda pode ser contratada para diferentes períodos do dia e da semana, sempre de acordo com as necessidades e preferências do dono.
O mais interessante é que, em muitos casos, o próprio dog walker possui formação de adestrador de cães e gatos.
Logo, essa pode ser uma excelente solução para as famílias que estão encontrando certa dificuldade em educar os seus companheiros de quatro patas.
Dica: caso você tenha um pet shop, considere levar esse tipo de serviço para o seu negócio, contando com profissionais credenciados e criando ofertas exclusivas para os seus consumidores mais antigos. A rentabilidade será garantida!
Pet sitter e creche para animais
Depois do passeio e do entretenimento, o pet sitter também está em nosso ranking de tendências do mercado pet.
Como falamos, muitas pessoas possuem uma agenda bastante corrida e, raramente, conseguem dedicar tempo suficiente para cuidar dos seus animais de estimação.
Nessas circunstâncias, o pet sitter faz toda a diferença — podendo hospedar o bichinho em sua própria casa, ou então, se deslocar até a propriedade do tutor para realizar tarefas básicas, como dar comida, limpar o local e brincar por alguns minutos.
Entretanto, um ponto interessante é que esse tipo de profissional precisa apresentar formação na área.
São cursos profissionalizantes que ensinam os melhores métodos para zelar pelo pet, além de compreender como funciona o comportamento de cada animal.
“E a creche?”
Temos ainda a creche para cães e gatos, que são constantemente encontradas em pet shops bem estruturados.
Nesses locais, há um espaço específico para que cada pet passe um período com conforto e muita atenção.
É essencial, porém, ter ao lado um time de profissionais capacitados em comportamento e saúde animal, evitando acidentes e garantindo que o bichinho está tendo uma ótima experiência em seu estabelecimento.
Para esse tipo de serviço, é possível encontrar preços que variam bastante — tudo dependerá de quais diferenciais farão parte do pacote. Ainda assim, a média de diárias gira, aproximadamente, em torno de R$ 100 nas grandes cidades.
Como vimos, existem muitas tendências do mercado pet para 2020
Você, como empreendedor de sucesso, pode acompanhar e aproveitar cada uma delas, a fim de manter a sua loja em destaque e à frente da concorrência.
Se curtiu o post e deseja compartilhar outras informações, deixe o seu comentário abaixo. Será um prazer saber a sua opinião!
2 comments