Montar um pet shop exige planejamento, foco e muita pesquisa. Não sabe por onde começar? Veja essas dicas e acerte desde o início!
Se você sonha em ter o seu próprio negócio, montar um pet shop pode ser a saída perfeita para este momento. Mesmo em períodos de instabilidade financeira, este segmento vem apresentando resultados positivos, uma vez que o público apaixonado por bichinhos está cada vez maior e, consequentemente, mais exigente.
E o primeiro pré-requisito para fazer a diferença é, sem dúvida, ter um profundo amor pelas criaturas peludas. Assim, ficará mais fácil identificar as suas necessidades e o que pode ser oferecido aos clientes. Depois, será interessante traçar um planejamento detalhado, considerando questões que envolvem o financeiro, o seu time de funcionários e, claro, os produtos e serviços que serão disponibilizados.
Para saber mais, continue na leitura e anote as nossas recomendações exclusivas. Após o post, você saberá tudo sobre esse universo e conseguirá criar o seu estabelecimento do zero. Acompanhe!
1. Tenha um plano de negócios
Independentemente do seu tipo de empresa, uma coisa é fato — é sempre essencial ter um plano de negócio. Basicamente, tal ferramenta serve para fornecer uma série de elementos que serão seguidos à risca no decorrer de suas atividades, desde a inauguração até o dia de estabilidade financeira.
Para criar o seu, ainda será preciso contar com alguns fatores básicos. Abaixo, contamos quais são os principais dele. Veja:
- a missão da empresa;
- a localização do pet shop;
- as suas características;
- o investimento inicial;
- o capital de giro;
- os equipamentos disponíveis;
- os aparelhos que precisam ser adquiridos;
- os funcionários já contratados e por aí em diante.
Ou seja, nesse material, você precisará incluir todo e qualquer fator que irá participar da administração da empresa, agindo diretamente em sua sustentação.
Fato este, que torna o plano de negócios extremamente importante e exige que a sua criação seja bem estruturada, para que o empresário se sinta seguro em cada tomada de decisão, prevendo qualquer dificuldade e encontrando as medidas necessárias para solucioná-las.
2. Estude o seu público-alvo
Outro detalhe que pode passar despercebido por quem deseja montar um pet shop, diz respeito ao público-alvo. Aqui, não estamos falando apenas dos tutores de animais, mas sim, daqueles prontos para comprar no seu negócio.
Para descobrir quais são eles, não tem segredo. Você precisará criar uma espécie de questionário, formado por perguntas básicas sobre os animais e os seus respectivos tutores. Vamos aos exemplos:
- Quais espécies de animais você deseja atentar com foco em seu pet shop?
- Quais serão os serviços oferecidos?
- Você pretende vender mais produtos ou focar os seus esforços nos serviços?
Quanto mais perguntas tiver no documento, melhor. Com essas respostas bem definidas, ficará fácil traçar um planejamento financeiro e oferecer um atendimento mais personalizado aos seus clientes. Os resultados serão incríveis!
3. Trace um bom planejamento financeiro
E por falar em planejamento financeiro, chegou o momento de abordar esse quesito tão importante. Afinal, sem ter ideia de quanto dinheiro você tem — e para onde ele vai —, ficará difícil gerir um negócio de maneira eficiente, conquistando o tão desejado sucesso. Para evitar erros e dor de cabeça em um período de médio ou longo prazo, esse cuidado deverá te acompanhar durante todo o funcionamento do pet shop.
A dica, é “colocar no papel” o seu investimento inicial, as metas, os movimentos financeiros, os gastos básicos, entre outros.
Também é válido incluir quais podem ser as grandes dificuldades enfrentadas pelo estabelecimento. Esse é o caso da queda na procura dos serviços de banho ou, em algumas situações, uma alta nos preços dos seus principais fornecedores.
4. Pense nos equipamentos certos
Na hora de montar um pet shop, obviamente, precisamos contar com diversos equipamentos que são fundamentais em certas atividades, garantindo que os serviços consigam funcionar de maneira otimizada e eficiente.
São muitos utensílios, e a escolha deles dependerá do porte do seu estabelecimento. De qualquer forma, existem alguns que podem ser utilizados na maioria dos negócios, como:
- aparelhos para aferir a temperatura dos animais;
- soprador para retirar parte da água acumulada no pelo durante o banho;
- secador potente;
- máquina de tosa profissional;
- lâminas para as suas máquinas de tosa, assim como adaptadores;
- resfriador, desinfetante e lubrificante para as lâminas.
5. Invista nas redes sociais
Vivemos na era digital. Hoje, é difícil encontrar uma única empresa de sucesso que não esteja presente também na internet. Sendo assim, se você deseja que o seu pet shop seja visto, conhecido e frequentado pelas pessoas da região, é essencial investir em peso na divulgação.
E isso pode ser feito por meio das redes sociais. Utilize diferentes canais, como o Facebook e o Instagram, para anunciar os seus serviços, a chegada de produtos e, até mesmo, as promoções aos clientes.
O WhatsApp também pode servir como uma excelente ferramenta para fazer agendamentos, aproximar a sua marca dos consumidores e enviar informações importantes aos seus contatos. Lembre-se de sempre oferecer um atendimento personalizado, investindo na transparência, simpatia e agilidade.
6. Monte uma equipe de trabalho capacitada
Para montar um pet shop de excelência, será preciso contar com um time de funcionários altamente capacitados.
De acordo com o artigo 3º do Decreto nº 40.400/1995, é obrigatório que esse tipo de estabelecimento tenha um responsável técnico na área para atender ao público e, inclusive, ficar de prontidão para quaisquer emergências.
Ou seja, estamos falando de um médico veterinário. Sendo assim, o seu quadro de funcionários pode ser formado por:
- veterinário;
- tosadores e banhistas;
- atendentes de loja/recepcionista.
7. Tenha um mix de produtos variado
Por fim — e não menos importante —, é válido ter um ótimo mix de produtos em seu pet shop.
Tal detalhe fará com que a clientela se sinta sempre atraída a consumir e, inclusive, perceba o quanto o seu negócio está atualizado e por dentro das últimas tendências do setor.
Para tanto, há a possibilidade de dividir esses itens em até quatro categorias diferentes, sendo elas:
- produtos voltados aos serviços veterinários, também conhecidos como “Pet Vet”;
- itens de cuidados animais, chamados de “Pet Care”;
- produtos exclusivos de alimentação animal, os “Pet Foods”;
- demais itens, como roupinhas e brinquedos.
E então, após as nossas dicas exclusivas você conseguiu entender como montar um pet shop e ter êxito nessa realização?
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